sexta-feira, 5 de março de 2010

RELAÇÕES MILITARES BRASIL-RÚSSIA


helicóptero Mi-35

Relações Militares Brasil-Rússia

Após muitas incertezas e indecisões, se a Rússia estaria ou não no Programa F-X2, e também a questão da transferência de tecnologia por parte dos russos, as relações Tecnico-Militares-Industrias Brasil-Rússia avançam.

A Câmara dos Deputados aprovou quinta-feira (04 Março) o texto do acordo de cooperação Técnico-Militar firmado entre Brasil e Rússia em 2008, no Rio de Janeiro, quando da visita do Presidente da Federação Russa Dmitri Medvedev ao Brasil. O texto foi finalmente aprovado após ter ido ao Plenário por mais de 15 vezes.

O texto do acordo de cooperação Técnico-Militar abre caminho para outros assuntos, inclusive na área espacial, pois o jornal Valor menciona o desenvolvimento do VLS-4, Cruzeiro do Sul, com auxilio de cientistas russos.

O acordo prevê promover a cooperação nos campos da pesquisa e desenvolvimento; apoio logístico; aquisição de produtos e serviços de defesa; treinamento profissional; intercâmbio de pessoal docente e discente; realização de visitas recíprocas e encontros voltados para a realização de programas conjuntos; e outras áreas técnico-militares de interesse para ambas as partes.

O ministério da Defesa e o Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar da Rússia serão responsáveis pela coordenação e execução do acordo e uma Comissão Intergovernamental brasileiro-russa de cooperação técnico-militar será criada para implementar os termos negociados.

Outros itens relevantes do atual momento Brasil-Rússia:

- Aquisição de helicópteros Mi-35 pela FAB. O Primeiro lote dos helicópteros já foi recebido e prevê-se o início de operações ainda este ano;
- Aquisição de lotes de mísseis IGLA para a FAB e o Exército, assim como sistemas de treinamento. Missões da FAB e do Exército já foram para a Rússia para treinamento, e,
- Oferta do sistema de Defesa Aérea Tor.

O Presidente da Federação Russa Dmitri Medvedev visitará o Brasil em Abril. Não há detalhes ainda da agenda. Porém, muitos dos itens acima serão rearfimados. Assim como a possibilidade de o Brasil participar do desenvolvimento do PAk-FA T-50, o caça russo de quinta geração que vou pela primeira vez no dia 29 de Janeiro de 2010.

FONTE: reportagem de Nelson Düring, editor-chefe do site "DefesaNet", publicada hoje (05/03).

Nenhum comentário: