terça-feira, 16 de março de 2010

VENEZUELA RECEBE AVIÕES DE TREINAMENTO CHINESES


OS EUA NÃO PERMITIRAM QUE A VENEZUELA COMPRASSE TREINADORES SUPER-TUCANO NO BRASIL

"O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, liderou neste sábado o ato de entrega dos quatro primeiros dos 18 aviões K-8W adquiridos na China para treinamento militar, que chegaram dotados de mísseis ar-terra, bombas e foguetes [para treinamento].

Em ato transmitido pela televisão a partir de uma base militar no estado de Lara (noroeste), Chávez compareceu vestido com o uniforme de comandante-em-chefe da Força Armada Bolivariana (FAB) e disse que a chegada das aeronaves transforma "este 13 de março em um dia histórico para a Força Aérea Bolivariana e anti-imperialista".

Com este armamento, aumenta a capacidade militar para "defender a soberania desta terra sagrada e desta revolução", ressaltou.

O preço dos aviões, comprados da Corporação da Indústria de Aviação Chinesa e da Corporação Nacional Chinesa de Aerotecnologia, Importação e Exportação (Catic), não foi revelado.

O vice-presidente da Catic, Yang Ying, declarou em Caracas em meados do ano passado que o acordo de compra e venda incluía "um pacote logístico de apoio de três anos a partir da entrega", além da garantia de um ano e os serviços técnicos durante toda a vida útil dos aviões.

Antes, em fevereiro de 2009, durante uma visita a Caracas do vice-presidente chinês, Xi Jinping, Chávez disse que compraria da China uma rede de radares que, segundo o então chefe do Comando Estratégico Operacional (CEO), general Jesús González, "aumentarão a efetividade" da luta antidrogas.

González mencionou nessa ocasião os "obstáculos enfrentados pela Venezuela" em suas tentativas de adquirir equipamentos aéreos de Brasil e Espanha, diante da proibição dos Estados Unidos de permitir a venda de equipes com componentes ou patentes americanas.

Em 2006, o Governo Chávez comprou da Rússia 24 caças Sukhoi-30, 50 helicópteros e 100 mil fuzis AK-103 por US$ 3 bilhões, segundo fontes russas.

Durante uma visita feita a Moscou no ano passado, Chávez disse que a Rússia tinha aprovado um financiamento de US$ 2,2 bilhões para compras de armamento pela Venezuela, o que "tornou viável" a compra do sistema antiaéreo portátil Igla-S e de 92 tanques T-72."

FONTE: publicado no site "Defesa@Net", com informações da agência espanhola de notícias EFE [título, 1ª frase e entre colchetes colocados por este blog].

3 comentários:

Probus disse...

Pois é Maria Tereza, os EUA (Donos da EMBRAER) não permitiram a venda para a Venezuela dos AT-29 EMB 314 Super Tucanos para a Venezuela, mas venderam o AT-29 para XEs Services Blackwater. E, oferecem o Super Tucano no Líbano e no Iraque e vendem o nosso concorrente: Texan II.

Frederico Curado, cuidado com sua cadeira!! Senão vai vir a estatal Reguladora para Aeronaves!! Ha ha ha

Este "caça-leve treinamento" chinês custa US$ 3,5 mi o Super Tucano é apenas um Turbo-Hélice mas custa US$ 9,0 mi, quase o triplo do caça-leve de Pequim que pode levar uma gama muito superior e mais pesada de armamentos. A China está entrando no comércio de caças também com o caça-leve FC-1/JF-17 Thunder por US$ 12; O anti-navio e anti-submarino Xian JH-7A por US$ 23; O 4,5ª G Chengdu J-10B por 30; O Flanker Shenyang J-11 (Sukhoi SU-30MKK) por US$ 53... todos, usando também as moedas: Matérias Primas e Petróleo.

EMBRAER, você é um ATRASO para o meu BraSil.

Em 17/04/2009: "A Rússia acenou com uma participação da Embraer no desenvolvimento de um caça de quinta geração. "Estamos estudando com a Embraer questões de troca de tecnologias, da criação, na base dessa empresa, de áreas para a montagem e a produção, segundo licenças russas, de aviões no futuro", disse na semana passada, à agência RIA Novosti, Alexander Fomin, vice-diretor do Serviço Federal para a Cooperação Técnico-Militar.
"Trata-se de uma direção promissora. Por enquanto, isso está na fase inicial, mas admitimos isso", complementou o dirigente do departamento que controla a exportação de armamentos russos.

Ou seja: A EMBRAER joga CONTRA o contribuinte brasileiro e se vende ao lobby Boeing/Ciesp.

http://defesabr.com/blog/index.php/17/04/2009/reves-na-india-abala-dassault-em-disputa-por-caca-da-fab/

Unknown disse...

Prezado Eugênio,
A EMBRAER, depois da venda para estrangeiros em 1999 de grande parcela de suas ações ordinárias (propriedade e controle) e da venda quase total dessas ações também para estrangeiros (bolsa de NY) em 2006, ficou complicada, sem face. Não sei a cara dela, sua nacionalidade predominante, nem sua linha de conduta.
Maria Tereza

Probus disse...

Olha Maria Tereza, a Embraer e a Helibrás tem capital estrangeiros, até aí, tudo bem, mas, influenciar na soberania nacional e influir no futuro da nossa sofrida e carente nação, eu não concordo. Quero esse povinho subordinado a mim, pelo menos, dentro de minhas terras. Lembro que no maldito Golpe de 1964 tinha esta estrutura política, econômica e social, e tinha o IV Frota em meu litoral.

E sei muito bem do rodo de dolar ianque em anos de eleição, que o diga o PIG e seus comparsas no congresso nacional.