segunda-feira, 16 de agosto de 2010

AMAZÔNIA: UM BOM SINAL


Governo comemora taxa que indica queda importante no desmatamento da Amazônia


"Pelo sexto ano consecutivo, a taxa de desmatamento na Amazônia deve cair. A notícia é ainda melhor porque há chance de que se registre a menor área derrubada desde que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) iniciou o levantamento com imagens de satélite, em 1988.

O recorde de baixa pertencia a 2009, com 7.464 km2. Se for confirmada a previsão do Ministério do Meio Ambiente (MMA), de agosto do ano passado até o último mês de julho -o "ano fiscal" do desmatamento da Amazônia- terão perecido 5.500 km2 de florestas. Ainda assim, trata-se de extensão equivalente a 3,7 vezes a área do município de São Paulo.

Comparado com os 27.772 km2 de 2004, o primeiro período transcorrido inteiramente no período Lula, é um progresso. Apesar dos atropelos, as gestões de Marina Silva e de Carlos Minc à frente do ministério obtiveram resultados elogiáveis nesse indicador fundamental, observado com atenção no Brasil e no exterior.(...)

De qualquer maneira, pode-se dizer com segurança que a taxa será baixa, diante do retrospecto incendiário do país na Amazônia. Um sinal de que as políticas para a região têm respondido às pressões da sociedade e vão, afinal, entrando nos eixos. E essa é, sem dúvida, uma boa notícia para todos.”

FONTE: publicado hoje (16/08) na Folha de São Paulo

Nenhum comentário: