quinta-feira, 12 de agosto de 2010

AS NEFASTAS GESTÕES TUCANAS: HÉLIO COSTA LEMBRA PRIVATIZAÇÃO DA VALE


“Líder nas pesquisas de intenção de voto, o candidato do PMDB ao governo de Minas Gerais, Hélio Costa, afirmou quarta-feira (11) que buscará a revisão dos tributos aplicados sobre mineradoras e fez críticas à privatização da mineradora Vale, realizada durante o mandato de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) ao Palácio do Planalto. O ex-ministro criticou as gestões do PSDB no Estado e no Brasil [inclusive] por [valor ínfimo] terem se desfeito da empresa, [na época e] hoje superavitária.

Durante sabatina do portal UOL e do jornal Folha de S.Paulo, Hélio prometeu uma “bancada do minério” no Congresso para revisar a tributação e os royalties pagos por mineradoras. “A gente não pode esquecer que essas perguntas têm de ser feitas para os outros. Quem que no passado vendeu a mais poderosa empresa mineira de todos os tempos brasileiros, a Vale do Rio Doce? Foi o governo tucano”, disse.

E vendeu sabe por quê? Porque não sabia fazer a gestão de uma grande empresa”, afirmou o ex-ministro das Comunicações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Sabe quanto o minério de ferro deixa em Minas? Deixa zero. Vamos pegar a bancada mineira de deputados e senadores, juntar com a do Pará e fazer uma revisão da Lei Kandir”, disse ele, referindo-se ao mecanismo de cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços).

Em seguida, voltou à carga contra a [privatização da] mineradora. “Minas perdeu [com a privatização]. A Vale, quando era estatal, tinha compromisso social para ajudar cidades, recuperar estradas. Depois de privatizada, não tem preocupação social, destrói estradas”, acusou. “Quando foi criada a Usiminas, ela criou um bolsão de riqueza. O que fez a Vale? Deixou um buraco. Explorou Itapira e foi embora".

FONTE: reportagem de Maurício Savarese publicada no portal
UOL [título e entre colchetes colocados por este blog].

Nenhum comentário: