quarta-feira, 18 de agosto de 2010
DIVULGADAS FOTOS DE SOLDADO ISRAELENSE HUMILHANDO “SUSPEITOS” PALESTINOS
Fotos da ex-soldado israelense demonstram "orgulho por humilhar", dizem palestinos
Exército [israelense] critica ex-militar que postou no Facebook imagens de humilhação de "detentos" [algemados e] vendados
“Uma ex-soldado do Exército israelense foi alvo de críticas na internet ao postar no Facebook fotos suas ao lado de prisioneiros palestinos vendados e algemados, com comentários sarcásticos.
A ex-soldado, identificada na web como "Eden from Ashdod" e pela agência Reuters como Eden Abergil, pôs as fotos em um álbum chamado "Exército - os melhores momentos da minha vida".
Uma imagem que a mostra diante de dois prisioneiros vendados foi alvo de comentário de um amigo: "Você está muito sexy nesta foto". Ela respondeu: "Me pergunto se ele ["prisioneiro"] está no Facebook -terei de marcá-lo na foto".
As fotos foram aparentemente tiradas em 2008 em algum local da Cisjordânia, território palestino [invadido militarmente por Israel em busca de terras férteis e água e] sob ocupação israelense desde 1967.
[Nesses territórios invadidos por Israel], caso soldados israelenses [simplesmente] suspeitem do “comportamento de palestinos”, estes podem ser detidos e vendados [sem prazo] até que sejam interrogados [passam a ser "detentos", prisioneiros", "potenciais terroristas"].
Como Abergil foi dispensada há um ano do serviço militar -obrigatório por dois anos para mulheres-, as forças israelenses não podem impedi-la de divulgar as fotos, segundo o jornal "Haaretz". Mas o Exército soltou comunicado dizendo que o comportamento dela foi "vergonhoso, feio e insensível" e que "detalhes do incidente foram enviados ao comando" do órgão.
Autoridades palestinas se queixaram de que as fotos "mostram a mentalidade do ocupante [Israel], orgulhoso por humilhar os palestinos", e um grupo de direitos humanos israelense disse que o caso reflete o "desprezo israelense pelos palestinos".
Em poucas horas, as fotos foram repetidas por blogs, sites e TVs. A ex-soldado rejeitou as críticas, mas tirou as fotos do Facebook.”
FONTE: divulgado pela agência norte-americana de notícias Associated Press e publicado na Folha de São Paulo [título e entre colchetes colocados por este blog].
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário