“24 horas após o Datafolha jogar a toalha num despudorado cavalo-de-pau estatístico que deslocou nove pontos de preferências eleitorais em 20 dias, avultam sinais de ansiedade na fila de desembarque do navio tucano --e não só entre os 'correligionários' de José Serra.
Na edição dominical da própria Folha, um colunista da página 2 apressa-se em listar credenciais de um autoatribuído pioneirismo em cravar a vitória petista em 3 de outubro.
Obsequioso, o título de sua coluna é 'Prestação de contas’, ele avisa: na 2ª feira, antes mesmo do Datafolha, em almoço com diplomatas britânicos, teria assinalado a existência de um sentimento de bem-estar –‘feel good’-- que se instalou na população brasileira ‘há uns dois anos...’, responsável pelo êxito de Dilma nas eleições presidenciais.
Tudo soa algo patético e oportunista quando se sabe que a mesma coluna tem se caracterizado por negar e ridicularizar os avanços sociais sob o governo Lula, em sintonia com o menosprezo tucano.
Logo abaixo dele, a companheira que se notabilizou por dividir a sociedade entre ‘cheirosos e mal-cheirosos’, assume que a situação de seu 'perfumoso' candidato ficou ’dramática’. Pressurosa, porém, transmite o derradeiro ultimato de Serra a Aécio Neves, vaticinando o isolamento do mineiro caso sobrevenha a dupla derrota tucana em Minas para Dilma e Hélio Costa. O contraponto de dignidade na fila do 'Titanic' transita pela coluna de Jânio de Freitas, ao insinuar uma suspeita de fraude na atabalhoada evolução dos números do Datafolha. Aspas para o jornalista: ‘ ... Para preencher o tempo até o início da nova fase de propaganda, uma boa especulação é a das causas da queda forte de Serra, quatro pontos em três semanas, e do grande ganho de Dilma, com os cinco pontos que a elevaram a 41 contra 33. O debate na Bandeirantes e as pequenas e ruins entrevistas na Globo não convencem como causa de tamanha reviravolta, até porque já insinuada, antes dos programas, em outras pesquisas...’
FONTE: cabeçalho da 1ª página do site “Carta Maior”, em 15/08.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário