terça-feira, 19 de outubro de 2010

TUCANOS DE SP TENTARAM BARRAR VENDA DE EMPRESA PARA ESTATAL

“A Petrobras só conseguiu comprar a Gas Brasiliano em maio último por US$ 250 milhões, após 11 anos de resistência dos governos tucanos paulistas, que não queriam a estatal no controle da distribuição de gás em SP.

Em 1999, a Petrobras tentou comprar a Comgás, apesar do veto à participação majoritária de estatais no leilão da distribuidora.

Na época, o então governador Mário Covas (PSDB) ligou para o então presidente FHC, que proibiu a [brasileira] Petrobras de comprar a empresa, vendida a um consórcio [estrangeiro] liderado pela Shell.

Foi só em 2007 que o artigo que proibia a participação de estatais na compra de concessionárias foi revogado por uma lei de um deputado do PT.

Com isso, a Petrobras voltou seu foco para a “Gas Brasiliano”, empresa criada em 1999 que ficou com a distribuição de gás no noroeste do Estado, e conseguiu comprá-la, apesar da resistência do PSDB" [que quer vendê-la para grupo japonês, mesmo este tendo oferecido por menor preço do que a Petrobras].

FONTE: Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po1810201008.htm) [entre colchetes colocados por este blog].

Nenhum comentário: