domingo, 7 de novembro de 2010

RECORDE HISTÓRICO EM OTIMISMO DO CONSUMIDOR

CONSUMIDOR ESTÁ MAIS OTIMISTA SOBRE EXPANSÃO DA ECONOMIA, SEGUNDO CNI

É o melhor resultado da série histórica

“O consumidor brasileiro está um pouco mais otimista em relação ao crescimento da economia do país, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que mediu o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) no mês de outubro, divulgada em 5/11.

A pesquisa mostra que o INEC de 118,7 pontos em setembro passou para 120,7 pontos no mês passado. É o melhor resultado da série histórica iniciada em 2001, e a expansão decorre da melhor perspectiva do consumidor em relação ao desemprego e à inflação.

A expectativa de evolução do desemprego nos próximos seis meses indica que o momento é de maior confiança na contínua oferta de vagas de trabalho. Com isso, o percentual de consumidores que acreditam em mais queda na taxa de desemprego aumentou 6% na comparação com o INEC de setembro.

A pesquisa da CNI aponta que também cresceu 5,9% a proporção de consumidores que esperam a diminuição da inflação nos próximos meses, além do aumento mensal de 3% na proporção dos consumidores que afirmam ter reduzido suas dívidas.

Os índices de compras de bens de maior valor e de situação financeira mantiveram-se praticamente estáveis, com evolução de 0,5% e queda de 0,1% respectivamente, comparado ao mês anterior. Ambos, porém, continuam acima das médias históricas.

Enquanto isso, as perspectivas de expansão da própria renda estão mais negativas. O índice registrou queda de 1,3% na comparação mensal, refletindo o recuo na proporção de consumidores que esperam aumento em seus rendimentos.”

FONTE: reportagem de Stênio Ribeiro publicada pela Agência Brasil (edição: Aécio Amado) (http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia1;jsessionid=D6250CE73172C12B12F80A96E3A73B80?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_56_groupId=19523&_56_articleId=1096340)

Nenhum comentário: