terça-feira, 9 de novembro de 2010

OS DESAFIOS DO PRÉ-SAL PARA A INDÚSTRIA NACIONAL


“O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, participou na manhã de segunda-feira (08/11) do 5º Fórum de Debates Brasilianas.org, em São Paulo. O evento visa a debater o papel do pré-sal como propulsor da indústria nacional.

Na abertura do Fórum, o secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas de Energia, Marco Antonio Martins de Almeida, traçou um breve histórico da evolução do conteúdo nacional no setor petrolífero desde a década de 1990 até os dias atuais. Ele enfatizou que, até 2003, não havia exigência de conteúdo nacional ou penalidade para o seu não cumprimento nas rodadas de leilões promovidos pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). “Assim a maioria das aquisições de bens e equipamentos era realizada no exterior”, afirmou Almeida.

A partir de 2003, a União passou a estimular a cadeia produtiva de petróleo e gás por meio de ações como a exigência do conteúdo local, a criação do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (PROMINP) e a confecção do diagnóstico do Programa Nacional de Qualificação Profissional (PNQP) para verificação dos segmentos com carência de profissionais, entre outras medidas.

O presidente da Petrobras debateu com José Velloso Dias Cardoso, primeiro vice-presidente da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), a necessidade de mobilização da indústria nacional para os desafios do pré-sal.

Gabrielli lembrou a importância do Portal de Oportunidades, no site do PROMINP, para que a cadeia de fornecedores da Companhia planeje sua atuação a longo prazo. “No Portal estão listados mais de 1300 itens de materiais, equipamentos e componentes que serão adquiridos pela Companhia até 2014. O fornecedor pode ainda acessar os currículos dos profissionais capacitados pelo PROMINP para recrutar mão de obra qualificada”, ressaltou ele.

Sobre o Canal Fornecedor da Petrobras, o presidente informou que a Companhia tem feito repetidos esforços para facilitar o cadastramento das empresas e isto se reflete no aumento de 4.822 empresas cadastradas em janeiro de 2010 para 5.367 em agosto deste ano.

Gabrielli citou ainda o Programa ‘Progredir’, lançado no último mês de setembro e que se destina a todos os fornecedores da Petrobras, diretos e indiretos, com foco especial naqueles que apresentam maior dificuldade para levantar financiamentos e alavancar a sua produção.

O Programa, que está iniciando sua fase piloto e deverá atingir suas funcionalidades e atender a todos os fornecedores a partir de fevereiro de 2011, facilitará a oferta de crédito em volume e condições que favoreçam a ampliação da base e o crescimento sustentável da cadeia de fornecedores da empresa.

No período da tarde o Fórum contou com a participação do Gerente Executivo do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES) da Petrobras, Carlos Tadeu da Costa Fraga. Ele esteve presente na plenária “Inovação Tecnológica e Competitividade” acompanhado pela superintendente da área de Planejamento da Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério de Ciência e Tecnologia, Eliane de Brito Bahruth.

Carlos Tadeu da Costa Fraga enfatizou a necessidade de fortalecimento da infraestrutura e capacidade dos laboratórios brasileiros, além da capacitação de profissionais qualificados para atuarem em Pesquisa & Desenvolvimento.

A Petrobras investiu nos últimos três anos (2007-2009) R$ 4,8 bilhões em ciência e tecnologia, sendo R$1,2 bilhão destinado para universidades e institutos de pesquisa nacionais, parceiros da Petrobras na construção de infraestrutura experimental, na qualificação de técnicos e pesquisadores e no desenvolvimento de projetos de pesquisa.

A gestão desses investimentos está sendo feita por meio de Redes Temáticas, que consistem em 50 temas estratégicos identificados pela Petrobras na área de petróleo e gás com a colaboração de cerca de 100 universidades e instituições nacionais de P&D.

O 5º Fórum de Debates Brasilianas.org é organizado pela Dinheiro Vivo Agência de Informações e conta com patrocínio da Petrobras. Confira mais informações sobre o ciclo de debates no site www.brasilianasorg.com.br.”

FONTE: publicado no blog “Fatos e Dados”, da Petrobras (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/?p=32464#more-32464).

Nenhum comentário: