sexta-feira, 5 de novembro de 2010

TENSÃO NUCLEAR IRÃ

DIÁLOGO NUCLEAR PASSAR POR ACORDO MEDIADO POR BRASIL, DIZ IRÃ

IRÃ AFIRMA QUE SEU PROGRAMA NUCLEAR TEM FINS PACÍFICOS


"O Irã disse quarta-feira (03/11) que qualquer negociação envolvendo a troca de combustível nuclear com potências ocidentais deve ser baseada no acordo firmado por Teerã em maio, mediado por Brasil e Turquia.

"Se o grupo de Viena está pronto para negociações sobre a troca de combustível (...) estas devem ser baseadas nas diretrizes estabelecidas pela Declaração de Teerã", disse o ministro das Relações Exteriores iraniano, Manouchehr Mottaki.

O grupo de Viena, que negocia a questão nuclear iraniana, é composto por Estados Unidos, Rússia, França e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, um órgão da ONU).

A declaração de Mottaki foi feita após relatos de que o grupo prepararia nova proposta para substituir uma oferta feita no ano passado e rejeitada por Teerã.

PROPOSTA

Em outubro do ano passado, foi proposto a Teerã o envio ao exterior de 1,2 mil quilos de urânio pouco enriquecido, em troca de combustível em grau maior de enriquecimento para uso civil.

O objetivo era acalmar os temores ocidentais quanto à capacidade iraniana de enriquecimento do material, etapa fundamental para a eventual obtenção de armas nucleares.

O Irã acabou rejeitando termos da proposta e, em maio deste ano, Brasil e Turquia mediaram com o Irã acordo que previa o envio de urânio pouco enriquecido para Ancara. Dessa vez, o pacto foi aceito por Teerã, mas foi ignorado pelas potências negociadoras e novas sanções contra Teerã foram aprovadas na ONU.

O Irã e potências ocidentais devem realizar novas discussões sobre o programa nuclear do país este mês, após uma interrupção de um ano.

O governo iraniano é acusado [hipocritamente pelos países que possuem e desenvolvem bombas atômicas, principalmente pelos EUA, Israel, França, Inglaterra] de usar seu programa nuclear como uma fachada para a [eventual futura] fabricação de armas atômicas, alegação negada por Teerã, que afirma que seu objetivo é o uso da energia nuclear para fins pacíficos.”

FONTE: divulgado pela agência francesa de notícias France Presse (AFP) e transcrito no site “DefesaNet” (http://www.defesanet.com.br/10_11/101104_01_bbc_brasil_iran.html) [trechos entre colchetes colocados por este blog].

Nenhum comentário: