quinta-feira, 17 de março de 2011

ATIVIDADES BRASILEIRAS EM HIPERSÔNICA TÊM DESTAQUE INTERNACIONAL

                                    Projeto 14-X

ESTUDOS DE PROPULSÃO A LASER TÊM RECONHECIMENTO EM PUBLICAÇÃO INTERNACIONAL

“As atividades brasileiras em hipersônica, em andamento no Instituto de Estudos Avançados – IEAv (CTA/Comando da Aeronáutica), são citadas na revista internacional “Aerospace America” do “American Institute of Aeronautics and Astronautics – AIAA”, na reportagem “Propulsão para altas velocidades com ar atmosférico”.

É a primeira vez que o Brasil é citado na revista a respeito de estudos deste tipo. Juntamente com os projetos brasileiros, são apresentados o X51-A, dos Estados Unidos, o LEA, da França, e os do Japão e Rússia.

O Brasil é o único país da América Latina que possui capacitação em pesquisas nas áreas de Aerodinâmica e Hipersônica. No hemisfério sul, são o Brasil e a Austrália”, disse o Coronel Engenheiro Antonio Sala Minucci, diretor do IEAv.

Os projetos 14-X e os ensaios hipersônicos com Propulsão a Laser, em colaboração com o Laboratório de Pesquisas da Força Aérea Americana, são destacados entre os esforços internacionais em andamento no campo da propulsão para altas velocidades com ar aspirado.

No futuro, esses sistemas de propulsão serão utilizados em veículos para o transporte de cargas para o espaço, em substituição, com vantagem, aos foguetes tradicionais. De acordo com o Coronel Sala, no caso particular da propulsão a laser, esse é um método limpo, já que a luz do laser propele o veículo, dispensando a utilização de propelentes tóxicos/explosivos. Mesmo no caso do veículo 14X, sendo o combustível hidrogênio, o resultado da combustão será o vapor de água.

A parceria com os Estados Unidos teve início em 2007, com o objetivo de compartilhar conhecimentos entre os dois países. Os Estados Unidos tinham o conhecimento, mas não os laboratórios. O Brasil é o único país do mundo que faz ensaios de propulsão a laser em túneis de vento hipersônicos, como o T3. Neste período, foram realizados cerca de 25 testes em solo em colaboração com o Departamento de Pesquisa Científica da Força Aérea Americana.

“Os testes no túnel de vento do IEAv são inéditos no mundo. Poucos países detém o domínio da tecnologia”, explicou o Coronel Sala.

O Instituto de Estudos Avançados continua a desenvolver o seu 14-X, um veículo Hipersônico tipo ‘Waverider’ que voa a Mach 10.”

FONTE: divulgado pelo IEAv e CECOMSAER no portal da FAB (http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=6833) [imagem do Google adicionada por este blog].

3 comentários:

iurikorolev disse...

Maria Tereza
Parabenizo sua iniciativa de trazer esses posts de ciencia e tecnologia para seu blog.
Eu conheço o Cel Sala.
Mas duvido que os EUA não tenham laboratórios ou o Brasil tenha avanço na área, que eles não possuam.
Veja vc, X-15 voou pela primeira vez em 1959...

Unknown disse...

Iurikorolev,
Obrigada. Segundo o texto, se houve ufanismo, foi do Cel Sala. Você o conhece. Teria sido infundado exagero dele?
O X-15 era somente supersônico. O Mirage, o Rafale e outros voam no dobro da velocidade do som. O artigo trata somente de ensaios de minimodelos (de centímetros) a 10, 20 vezes a velocidade do som, em túnel hipersônico, em laboratório. Pode ser verdade. Certamente, para passar do modelo cujo conceito tenha sido aprovado para um avião real, são necessários bilhões de dólares. Também duvido que os brasileiros compreendam a vantagem desse dispêndio. Os EUA sim, porque eles sempre investem na aplicação militar para alcançar fins econômicos e geopolíticos.
Maria Tereza

brasil disse...

O pouco conhecimento que o país adquiriu vai passa pro estados unidos um país que mantém um forte embargo tecnológico e militar ao brasil ou os políticos do brasil são burros ou são um bando de medrosos pra passa segredos de estado.