sábado, 5 de março de 2011

CHINA CONSTRÓI A MAIOR BASE MUNDIAL DE DESENVOLVIMENTO DE FOGUETES ESPACIAIS

Foguete chinês Shenzhou. Foto em Qin Xian'an, Centro Estatal de Controle de Satélite

[Se o Brasil almeja níveis mais altos de desenvolvimento, ao menos semelhantes aos dos demais países do BRIC, também deve trilhar esses caminhos na área espacial]

“Pequim, 4 mar (EFE)- A China está construindo na cidade de Tianjin, próxima a Pequim, a maior base mundial de desenvolvimento, produção e testes de foguetes para seu programa espacial.

A primeira fase da construção da base estará pronta em um ano, informou ontem, sexta-feira, o diário oficial "Global Times".

A base está localizada na região de Binhai, onde também se encontra a única unidade de montagem da Airbus fora da Europa, e contará com 22 plantas. Dessas, 20 estão completas, sendo que algumas delas já estão prontas para operar, indicou o diário.

O objetivo do complexo é fazer frente à demanda de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia espacial para os próximos 30 ou 50 anos, assinalou o subdiretor da Academia Chinesa de Tecnologia de Veículos de Lançamento, Liang Xiaohong.

Segundo Liang, ao integrar a cadeia industrial de produção, a base poderá produzir um amplo leque de foguetes de diferentes tipos e tamanhos, incluindo o novo foguete propulsor desenvolvido pela China.”

FONTE: divulgado pela agência espanhola de notícias EFE e transcrito no portal UOL (http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2011/03/04/china-constroi-a-maior-base-mundial-de-desenvolvimento-de-foguetes-espaciais.jhtm) [imagem do google e trecho entre colchetes adicionados por este blog].

Nenhum comentário: