sábado, 5 de março de 2011

RISCOS E PREJUÍZOS INERENTES AO PROGRESSO ESPACIAL

                                 Foguete Taurus

FOGUETE E SATÉLITE DA NASA CAEM NO PACÍFICO APÓS LANÇAMENTO

“Washington, (EFE)- O satélite de observação espacial Glory, lançado ontem, sexta-feira (4 mar), nos Estados Unidos, não se soltou corretamente do foguete Taurus que o levava, nem chegou à órbita, e ambos caíram no oceano Pacífico pouco depois do lançamento, informou a NASA.

O foguete decolou ontem (4) às 10h09 GMT (7h09 de Brasília) da Base Vandenberg, da Força Aérea na Califórnia, mas seis minutos mais tarde o diretor de lançamento, Omar Baez, disse que havia um problema na operação.

Os primeiros dados apontavam para falha na peça que protegia a parte superior do foguete [coifa, onde fica carga útil, como satélites], cujo projeto custou US$ 424 milhões.

A missão do Glory era proporcionar dados de alta precisão sobre as partículas atmosféricas conhecidas como aerossois e a radiação solar para a elaboração de modelos e a previsão de mudanças no clima da Terra.

Os aerossois e a energia solar afetam o balanço energético do planeta, já que influem tanto na quantidade de energia que entra como a que sai da atmosfera terrestre.

A medição precisa destes impactos é importante para antecipar as mudanças no clima da Terra e como elas podem afetar a vida humana.”

FONTE: divulgado pela agência espanhola de notícias EFE e transcrito na Folha.com e portal UOL (http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2011/03/04/satelite-da-nasa-cai-no-pacifico-apos-lancamento.jhtm) [título, imagem do google e trecho entre colchetes adicionados por este blog].

Nenhum comentário: