sexta-feira, 11 de março de 2011

IPEA: "CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS DEIXAM BRASILEIROS OTIMISTAS"


“O otimismo dos brasileiros em relação às condições socioeconômicas do país continua em evidência, segundo divulgou quinta-feira (10) o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA). Em escala de 0 a 100, o Índice de Expectativas das Famílias (IEF) fechou fevereiro em 65,3 pontos, um pouco abaixo do dado de janeiro (67,2) –o mais alto da série, iniciada em agosto de 2010.

"Apesar da desaceleração, o brasileiro continua otimista", afirmou o presidente do IPEA, Marcio Pochmann, destacando que a taxa de fevereiro de 2011 é a terceira mais alta da pesquisa. Dentre as regiões do país, o Sul registrou a maior queda do IEF de janeiro para fevereiro, passando de 70,1 para 65,9. Na Região Norte, foi verificada a menor queda percentual, de 64,8 para 63,8.

Em situação financeira considerada melhor do que a do mesmo período do ano passado, a Região Centro-Oeste é a mais otimista do país. No mês de referência, a nota foi de 73,6 pontos. Em janeiro, a pontuação tinha sido de 76,6 pontos.

O índice do IPEA é calculado com base em cinco indicadores como condições de endividamento e expectativa sobre o mercado de trabalho. Todos os meses, são visitados 3,8 mil domicílios em todos os estados brasileiros, o que totaliza 214 municípios.”

FONTE: divulgado pela Agência Brasil e transcrito no portal “Vermelho” (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=149186&id_secao=1) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: