sexta-feira, 11 de março de 2011
LIBERAIS SÓ COM A VIDA ALHEIA
Por Clovis Rossi, na Folha de São Paulo
“Elio Gaspari, com o brilho habitual, já esculhambou nesta “Folha” a promiscuidade entre a “London School of Economics”, quando era dirigida por Howard Davies, e a ditadura Gaddafi.
Logo depois, Luciana Coelho, outra joia do jornal, mostrou que também Anthony Giddens tinha contatos com o ditador.
Ajuda-memória: Giddens é mais conhecido no Brasil por ter sido o inventor da "Terceira Via", caminho intermediário entre o viés estatizante da velha social-democracia e o liberalismo puro e duro.
O conceito fascinou Fernando Henrique Cardoso e, bem menos, Luiz Inácio Lula da Silva. Participaram, como presidentes, de reuniões da "Terceira Via", rebatizada para "Progressive Governance".
Giddens, portanto, queria menos intervenção do Estado na economia, o que se tornou, de resto, o “pensamento hegemônico no planeta” [vulgo neoliberal]. Mas tolerava, ao dialogar com Gaddafi, a pior forma de intervenção do Estado, que é a de decidir quem vive e quem morre, quem é torturado e quem é banido.
Davies é um caso ainda mais extremado de ojeriza à intervenção estatal. Tanto que, como primeiro presidente da Autoridade Britânica de Serviços Financeiros (1997- 2003) ajudou no processo de desregulação do sistema financeiro que, anos depois, conduziria ao colapso da economia mundial, evitado apenas pela intervenção do Estado que os liberais abominam.
Pelos negócios feitos com a Líbia de Gaddafi, já como diretor da LSE, vê-se que Davies não parece, a exemplo de Giddens, abominar também o poder do Estado (no caso, o líbio) de matar, prender, torturar, exilar etc.
É bom acrescentar que, no Brasil, uma penca de “liberais” tem o mesmo tipo de comportamento: ficam horrorizados se o Estado avança na economia, mas estavam ao lado da ditadura quando ela avançou sobre a vida dos brasileiros.”
FONTE: escrito por Clóvis Rossi e publicado na Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1003201103) [imagem do Google e pequeno trecho entre colchetes adicionados por este blog].
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário