sexta-feira, 3 de junho de 2011
CHÁVEZ ADVERTE OBAMA: “PENSE MUITO BEM” ANTES DE ATACAR DE NOVO A VENEZUELA
CHÁVEZ ADVERTE OBAMA SOBRE PRÓXIMOS PASSOS QUE SERÃO DADOS PELOS EUA CONTRA A VENEZUELA
“O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, recomendou (1º jun) que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, “pense muito bem” sobre qual será o “próximo passo” dado contra os venezuelanos.
A reação ocorreu depois que o governo norte-americano anunciou sanções à estatal petrolífera venezuelana, a PDVSA, "porque a Venezuela mantém relações com o Irã..."
“Eu recomendo ao Mr. Obama, que já deu esse passo [de impor sanções], que pense muito bem para dar o [passo] seguinte, que lhe recomendam os 'falcões' do Pentágono e do Congresso norte-americano empenhados em prejudicar, debilitar e destruir as revoluções venezuelana e cubana”, disse [Acima de tudo, os EUA empenham-se em recolocar na Venezuela um governo ‘marionete’, controlado pelos EUA, para facilitar o retorno do domínio norte-americano da exploração e produção do petróleo venezuelano].
O discurso de Chávez foi transmitido em cadeia de rádio e televisão para toda a Venezuela. “Estamos tremendo, estamos tremendo com as sanções”, disse ele. “Eles (Estados Unidos) cruzaram uma linha. São eles que têm a iniciativa. Eles vão ver o que querem fazer e disso dependem as nossas ações.”
Terça-feira (31), Chávez afirmou que as reações do governo da Venezuela estavam atreladas às próximas decisões definidas pelos norte-americanos. Desde junho de 2010, o Irã está submetido a uma série de sanções, que incluem proibições de comércio, negociações bancárias e econômicas com vários países.
As medidas de restrições ao Irã foram impostas pelos EUA via o Conselho de Segurança das Nações Unidas e, unilateralmente, [com sanções adicionais de seus aliados] por vários países, como os Estados Unidos, a Austrália, o Canadá e o Japão, além da União Europeia.”
FONTE: reportagem de Renata Giraldi publicada pela Agência Brasil, com informações da agência pública de notícias de Portugal, a “Lusa” (edição: Graça Adjuto) (http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-06-02/chavez-adverte-obama-sobre-proximos-passos-que-serao-dados-pelos-eua-contra-venezuela) [imagem do google, título e trechos entre colchetes adicionados por este blog].
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário