quinta-feira, 2 de junho de 2011

IMAGENS INÉDITAS DA VIAGEM ESPACIAL DO ASTRONAUTA BRASILEIRO (vídeo)

                                      Soyuz

IMAGENS INÉDITAS DA VIAGEM DE VOLTA DO PRIMEIRO ASTRONAUTA BRASILEIRO

“A ‘Soyuz’ [russa] afasta-se da Estação Espacial Internacional lentamente (cerca de dez centímetros por segundo). O primeiro astronauta brasileiro, o Tenente Coronel Aviador Marcos Pontes, está no módulo central [da Soyuz] com os outros dois tripulantes, perto da “janela” que aparece pouco abaixo do centro da imagem. São as primeiras cenas, inéditas até agora, da viagem de retorno da histórica “Missão Centenário”, realizada em 2006.





[pode-se ver, também, em http://www.youtube.com/watch?v=cNTx9NyUllg&feature=youtu.be]

O registro foi feito pelo russo Pavel Vinogradov, de bordo da ‘Estação Espacial Internacional’, com equipamento de alta definição, e inclui, ainda, cenas da reentrada da ‘Soyuz’ –os módulos deixados pelo caminho são desintegrados pela alta temperatura (cerca de 4.000º C). A ‘Soyuz’ [na qual voltou Marcos Pontes] é o ponto luminoso mais à frente do rastro luminoso [observar no vídeo].

A viagem de volta da ‘Estação Espacial Internacional’ durou cerca de três horas. São necessárias duas órbitas completas [em volta da Terra] para o teste dos sistemas e 26 minutos para a reentrada. Durante o procedimento, a ‘Soyuz’ atinge velocidade de até 28 mil km/h. “Não há muito som, exceto a estrutura vibrando. É possível ver partes [dos módulos deixados] derretendo. Às vezes, gruda no vidro. É metal derretido”, explica o astronauta Marcos Pontes. A temperatura interna varia de 22º a 35º C.

Em menos de 30 minutos, a ‘Soyuz’ passou pelo continente Americano, cruzou o oceano Atlântico, o norte de África e a Turquia, até chegar ao deserto do Cazaquistão. Dentro do módulo, os três tripulantes foram submetidos a seis vezes a força da gravidade, ou seja, uma pessoa com 70 kg teria a sensação de estar pesando 420 kg.

A “Missão Centenário” ocorreu em 2006 e recebeu o nome em homenagem aos 100 anos do voo do 14 Bis, aeronave desenvolvida pelo brasileiro Alberto Santos Dumont [1º vôo completo no mundo, decolagem, vôo, pouso, com os próprios meios do avião, sem ajuda externa como catapultas. Ver postagem de 20 de julho de 2009, deste blog, intitulada “Santos Dumont: Edição Especial de Aniversário”]

No período em que permaneceu na Estação Espacial Internacional, o astronauta realizou diversos experimentos selecionados pela Agência Espacial Brasileira (AEB).


A história completa dessa viagem está no livro “Missão Cumprida”, lançado este ano pelo astronauta Marcos Pontes, nas comemorações dos cinco anos da missão.”

FONTE: portal da FAB (http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=7270) [fotos do Google e trechos entre colchetes adicionados por este blog].

Nenhum comentário: