quinta-feira, 16 de junho de 2011

INFLAÇÃO NA CHINA ATINGE NÍVEL MAIS ALTO EM 34 MESES


[OBS deste blog: dos BRICS, além da China, abaixo tratada na reportagem da BBC, a Índia também sofre o problema de inflação crescente. Ontem (15/6), foi divulgado que a inflação na Índia já atingiu 9%. No Brasil, ela indica estar controlada e decrescente, aproximando-se de 6%].

Da BBC:

“A inflação na China atingiu o nível mais alto em 34 meses. A Agência Nacional de Estatísticas da China informou terça-feira (14) que os preços no país tiveram aumento médio de 5,5% de 2010 até maio. A conclusão ocorre em meio aos esforços do governo para conter o superaquecimento da economia.

De acordo com os dados coletados, os preços dos alimentos foram o principal fator que pressionou a taxa para cima, com alta anual de 11,7% até maio. Alguns analistas preveem novos aumentos da inflação nos próximos meses, passando a barreira dos 6%.

A elevação dos preços dos alimentos e das ‘commodities’ se reflete no aumento do custo de vida na China e se transformou uma questão política de relevância no país. As autoridades chinesas dizem que o combate aos aumentos dos preços é uma das grandes prioridades do governo, que estabeleceu como meta manter a inflação abaixo de 4% neste ano.

O Banco Central da China elevou as taxas de juros quatro vezes desde outubro, em esforço para conter o crédito e a alta da inflação. Segundo analistas, os dados divulgados indicam novo aumento nas taxas de juros na próxima semana.”

FONTE: divulgado pela agência britânica de notícias BBC e transcrito pela Agência Brasil (http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-06-14/inflacao-na-china-atinge-nivel-mais-alto-em-34-meses) [imagem do Google e observação inicial entre colchetes adicionadas por este blog].

Nenhum comentário: