sexta-feira, 9 de novembro de 2012

BURGUESIA AGE NO CONGRESSO PARA NÃO TRIBUTAR OS RICOS

Deputado Dr Rosinha reclama que há forte defesa dos ricos no Congresso Nacional (Foto Richard Casas / PT)

VERBA PARA A SAÚDE: BURGUESIA AGE NO CONGRESSO PARA NÃO TRIBUTAR OS RICOS, reclama Dr Rosinha

"O deputado federal pelo PT do Paraná, Doutor Rosinha falou para a TVPT sobre as discussões ocorridas na audiência pública da “Comissão da Securidade Social”.

"É um debate um bocado antigo. Eu cheguei aqui na Câmara dos Deputados em 1999, e nós já fazíamos esse debate anteriormente, que é o debate sobre o financiamento da saúde. Há que se ter em conta algumas coisas, a saúde tem pouco dinheiro e tem para todo e qualquer parâmetro que eu deseje melhorar, e quanto mais eu melhore o atendimento, mais eu vou necessitar de recursos. Então, o debate que estão fazendo aqui é de como ampliar o financiamento da saúde; eu entendo que é necessário, entendo que o nosso governo tem como buscar algumas alternativas”.

Rosinha diz que não quer fazer discussão generalizada como muitos fazem, onde falam "que se precisa de recurso", porém, no momento de votar a tributação das grandes fortunas (que é uma possível fonte de recurso para a saúde), os mesmos são contrários.

Mas quando veio [projeto] aqui na Câmara para votar a tributação da riqueza, a tributação do patrimônio, alguns que estão aqui fazendo discurso de "que temos que aumentar os recursos", votam contra o aumento da tributação dos ricos. Quando eu vou discutir a cobrança de imposto de renda dos dividendos das empresas e sociedades anônimas para ir para a saúde, há aqueles, aqui, que são contra que se cobre imposto de renda de dividendos. Quando eu proponho, como o PT propôs, a tributação da remessa de capital para o exterior, há aqueles que têm o discurso do recurso (para a saúde), mas votam contra. Quer dizer, eu tenho que fazer o discurso que precisa de recurso, tenho que lutar para melhorar a saúde, mas tenho que tributar realmente quem é rico, quem tem patrimônio e quem tem capital, que, no Brasil, hoje, se comparado com quem ganha salário mínimo, paga muito pouco imposto; e nós temos que tributar esse pessoal”.



FONTE: reportagem de Adriano Lozado e Fabrícia Neves no Portal do PT  (http://www.pt.org.br/noticias/view/verba_para_a_saude_burguesia_age_no_congresso_para_naeo_tributar_os_ricos_r).

Nenhum comentário: