segunda-feira, 16 de junho de 2014

O NAVIO NACIONAL "ZUMBI DOS PALMARES"


 


[OBS deste 'democracia&política': Em períodos governamentais anteriores, especialmente nos anos 90, não havia determinação de priorizar a construção no país. Ao contrário. As encomendas no Brasil eram desestimuladas. Eram feitas em estaleiros no exterior, proporcionando empregos e lucros aos estrangeiros, como preferia e ordenava "o mercado" (isto é, os megainvestidores, bancos e empresários das grandes potências). A indústria naval brasileira, que já fora pujante, quase desapareceu. Felizmente, isso mudou. Vejamos o artigo abaixo]: 

Do blog "Fatos e Dados", da Petrobras

"Zumbi dos Palmares" completa um ano de operação

"O navio suezmax Zumbi dos Palmares, operado pela Transpetro, acaba de completar um ano de operação. Quinto dos sete navios do "Programa de Modernização e Expansão da Frota" (Promef) que entraram em operação, o petroleiro já navegou mais de 16 mil milhas pelos mares do Brasil.

Durante esse período, o Zumbi dos Palmares, construído pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS/PE), realizou 46 operações de carga e descarga de petróleo bruto em plataformas de exploração e terminais aquaviários. Foram transportadas quase 2,5 milhões de toneladas de óleo, produto imprescindível para movimentar a economia nacional.

Com 274 metros de comprimento e capacidade para transportar 157,7 mil toneladas de porte bruto, o petroleiro pode carregar até 1 milhão de barris – quase a metade da produção diária do Brasil. Batizado em homenagem ao símbolo da resistência à escravidão, o navio "Zumbi dos Palmares" reúne as mais modernas tecnologias de segurança e navegação.

No total, foram encomendados 49 navios pelo Promef. Além do "Zumbi dos Palmares", estão em operação os suezmax "Dragão do Mar" (abril/2014) e "João Cândido" (maio/2012), além dos navios de produtos "Celso Furtado" (novembro/2011), "Sérgio Buarque de Holanda" (julho/2012), "Rômulo Almeida" (janeiro/2013) e "José Alencar" (janeiro/2014)."


FONTE: do blog "Fatos e Dados", da Petrobras   (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/zumbi-dos-palmares-completa-um-ano-de-operacao.htm).[Observação inicial acrescentada por este blog 'democracia&política']

Nenhum comentário: