segunda-feira, 16 de junho de 2014

GOVERNO FEDERAL CONTINUA INVESTINDO FORTE EM PERNAMBUCO


VEJA UMA DAS MUITAS GRANDES OBRAS DO GOVERNO FEDERAL EM PERNAMBUCO NOS ÚLTIMOS 12 ANOS [Mas outros tentam se aproveitar do sucesso...]

"Via Mangue" é a maior obra de mobilidade urbana nos 30 anos em Recife


76% OBRA DO GOVERNO FEDERAL 

"Na sexta-feira (13), a presidenta Dilma Rousseff visitou o primeiro trecho do Corredor Via Mangue, em Recife, e afirmou que a obra melhora o cotidiano da vida na cidade e moderniza todo o transporte urbano de massa. A Via Mangue é considerada uma das maiores intervenções em mobilidade dos últimos 30 anos na capital pernambucana, e será liberada para tráfego neste fim de semana.

A primeira característica (desta obra), e talvez a mais importante, é ganhar tempo. Ganhar tempo para quem? Para os trabalhadores, para as trabalhadoras, para as donas de casa, para as mães de família, para os pais de família, para os pequenos empresários, para os médios empresários, enfim, para todos os habitantes de uma cidade que preferem usar o transporte de massa ao invés de usar o transporte individual. (…) Eu acredito que a inauguração da Via Mangue é uma solução para o trânsito da zona sul, vai desengarrafar e vai também melhorar outras vias que eram congestionadas, destacou a presidenta.

Esse trecho da Via Mangue possui 4,5 quilômetros de extensão e a intervenção inclui alargamento de duas faixas na Ponte Paulo Guerra, Ponte Estaiada, ponte do Encanta Moça, trecho do aeroclube, via elevada e viadutos sobre a Rua Antônio Falcão.

O traçado da Via Mangue tem a função de uma via expressa, com duas faixas de tráfego e sem semáforos, onde a velocidade regulamentada será de 60 km/h, com alguns trechos a 40 km/h. A obra da Via Mangue está sendo desenvolvida pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo Federal.

Com a abertura dessa etapa, estima-se que 49% dos automóveis que atualmente circulam pela Avenida Engenheiro Domingos Ferreira migrará para a Via Mangue. Isso representa cerca de 17 mil veículos dos 57,5 mil que trafegam pela via diariamente.

Segundo Victor Vieira, presidente da "Empresa de Urbanização do Recife" (URB), a obra é de extrema importância para o tráfego de carros e ônibus pela região central de Recife, desafogando o trânsito.

É uma das maiores obras de mobilidade dos últimos 30 anos. Ela vai desafogar o trânsito da Domingos Ferreira, tirando 49% dos veículos que lá estão e jogando na Via Mangue, possibilitando, inclusive, a gente fazer um corredor de ônibus, priorizando o transporte público. Indo no sentido sul pela Domingos Ferreira, hoje se demora de 40 a 50 minutos. A previsão que nós temos é de 8 a 7 minutos, pegando a Via Mangue para chegar ao centro de Boa Viagem”, garante.

O investimento total nos trechos 1 ao 4 da da Via Mangue-Centro/Zona Sul de Recife foi de R$ 433,2 milhões, sendo R$ 331 milhões financiados pelo governo federal."

FONTE: Blog do Planalto  (http://blog.planalto.gov.br/via-mangue-e-a-maior-obra-de-mobilidade-nos-ultimos-30-anos-em-recife/). [Título e subtítulo acrescentados por este blog 'democracia&política']

Nenhum comentário: