sábado, 16 de agosto de 2014

NAVIO NACIONAL "JOÃO CÂNDIDO" PASSA POR DIFÍCIL PROVA



Do site "Fatos e Dados", da Petrobras
 
Navio "João Cândido" conclui operação inédita em viagem ao Chile

"Primeira embarcação do tipo 'suezmax' entregue à Transpetro através do 'Programa de Modernização e Expansão da Frota' (PROMEF), o navio 'João Cândido' concluiu, no início de agosto, a inédita operação de exportação de petróleo do pré-sal realizada por uma embarcação encomendada pelo Programa. No dia 1º de agosto, o navio ancorou próximo ao Terminal de Angra dos Reis, um mês depois de iniciar a odisseia que o levou até o Chile, comprovando sua segurança e eficiência também em rotas de longo curso.

A viagem, iniciada no próprio terminal fluminense, teve como objetivo transportar 1 milhão de barris de petróleo até águas chilenas, onde foi descarregado através de operação "ship-to-ship", no Porto de Talcahuano, e também no Terminal de San Vicente. "Ship-to-ship" é uma operação que consiste no transbordo de petróleo ou derivados, de um navio para outro amarrados lado a lado com dispositivos de proteção entre eles e conectados por mangueiras especiais. 
As operações de descarregamento foram realizadas com sucesso, mas, antes disso, o navio enfrentou mar agitado e ondas grandes. 

Na passagem pela costa argentina no caminho de ida, o Suezmax passou, pela primeira vez, por ondas de até 8 metros, acompanhadas de rajadas de vento de cerca de 70 km/h. Já em águas chilenas, após cruzar o Estreito de Magalhães, passagem natural entre os oceanos atlântico e pacífico, enfrentou novos desafios como tempestade de neve e temperaturas negativas. A alta tecnologia da embarcação e seu sistema de calefação garantiram o conforto e segurança da tripulação.

Já no retorno ao Brasil, ainda em águas chilenas, ondas enormes de 15 metros foram enfrentadas pelo navio, que rumou para os canais patagônicos, desviando de novas tempestades e possibilitando uma navegação com mais velocidade. De volta aos mares brasileiros, o gigante de 274 metros foi recebido sem contratempos, completando sua viagem de 7.078 milhas náuticas, equivalente a mais de 13 mil quilômetros.

Atualmente, sete embarcações do PROMEF estão em operação e outras 14 estão em construção."

FONTE: do site "Fatos e Dados", da Petrobras  (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/navio-joao-candido-conclui-operacao-inedita-em-viagem-ao-chile.htm).

Nenhum comentário: