sexta-feira, 15 de agosto de 2014

OS NÚMEROS NÃO MENTEM




Os números não mentem

Por RENAN CALHEIROS

"O Brasil vem demonstrando melhora consistente da condição de vida das pessoas nos últimos 30 anos. Foi um dos países que mais melhorou nas últimas três décadas

O Brasil avançou uma posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 2013 em comparação com o anterior e passou do 80º lugar para o 79º no ranking das nações mais e menos desenvolvidas, que reúne 187 países. Os dados acabam de ser revelados pelo Relatório de Desenvolvimento Humano de 2013.

O IDH é um índice medido com base em indicadores de renda, saúde e educação. O índice varia em uma escala de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, mais elevado é o IDH. O ranking divide os países em quatro categorias: os de índice de desenvolvimento "muito elevado", "elevado", "médio" e "baixo".

Nas últimas três décadas, o país registrou crescimento de 36,4% no IDH, passando de 0,545 (desenvolvimento baixo) em 1980 para 0,744 em 2013 (desenvolvimento elevado). Em comparação com 2012, a maioria dos países se manteve estável no ranking de desenvolvimento de 2013.

Das 187 nações pesquisadas, 38 países subiram, 114 mantiveram suas posições e 35 caíram. A primeira colocação no ranking mundial permanece com a Noruega, seguida por Austrália, Suíça e Suécia. Os Estados Unidos, que antes eram o terceiro país mais desenvolvido, caíram para a quinta posição. Os três piores colocados são os africanos Níger, Congo e República Central da África.

O Brasil, portanto, vem demonstrando melhora consistente da condição de vida das pessoas nos últimos 30 anos. Foi um dos países que mais melhorou nas últimas três décadas. No texto do relatório, a ONU elogia o esforço do Brasil em promover inclusão social e aumentar a capacidade de consumo da população mais pobre.

O Índice de Desenvolvimento Humano leva em conta três fatores: 


--dados de saúde com base na expectativa de vida ao nascer;
--de educação, com informações sobre média de anos de estudo da população adulta e anos esperados de escolaridade para crianças; 
--e renda nacional bruta, que identifica os recursos que ficaram no país. 

Com as recentes decisões do Congresso, especialmente, na área de educação, a tendência é o Brasil melhorar ainda mais neste 'ranking'."

FONTE: escrito por RENAN CALHEIROS e publicado no jornal digital "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/artigos/150105/Os-números-não-mentem.htm).

Nenhum comentário: