terça-feira, 8 de dezembro de 2009

CEARÁ ENTREGA AMANHÃ O MAIS NOVO NAVIO-PATRULHA DA MARINHA

Mais novo Navio-Patrulha da Marinha é incorporado

"No próximo dia 9 [amanhã], o Navio-Patrulha "Macaé" será batizado e incorporado à Armada, tornando-se o mais novo Navio-Patrulha da Marinha do Brasil. A cerimônia ocorrerá em Fortaleza - CE, às 10 horas, e contará com a presença do Ministro da Defesa, Nelson Jobim, do Governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, e do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto.

Construído pela Indústria Naval do Ceará S.A. (INACE), seu nome é uma homenagem à cidade do litoral fluminense, importante pólo de apoio à exploração marítima de petróleo no Brasil.

O Navio-Patrulha "Macaé" teve seu batimento de quilha realizado em 24 de novembro de 2006 e é o primeiro de uma nova classe de Navios-Patrulha em construção. Utilizou-se o projeto do Navio-Patrulha francês Classe Vigilante 400 CL54, que foi alterado e aperfeiçoado, incorporando desenvolvimentos tecnológicos e melhorias no desempenho do navio. Com uma autonomia de 10 dias e raio de ação de mais de 4.500 Km, o Navio-Patrulha "Macaé" auxiliará na fiscalização das Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), desenvolvendo atividades de Patrulha Naval, Inspeção Naval, Salvaguarda da Vida Humana no Mar, Fiscalização de Poluição Marítima e Proteção dos Campos de Petróleo no Mar, além de contribuir para a Segurança do Tráfego Marítimo nacional.

Buscando a nacionalização na execução do projeto de construção do Navio-Patrulha "Macaé", a Marinha alcançou um índice geral de 60%. Dentre os modernos sistemas nacionalizados, cujo elevado grau de complexidade agregam tecnologia de ponta ao setor industrial associado, destacam-se: o Sistema de Controle e Monitoramento de Máquinas (SCM); e o Terminal Tático Inteligente (TTI)".

FONTE: reportagem do portal "Olhar Direto", de Cuiabá-MT.

Nenhum comentário: