terça-feira, 8 de dezembro de 2009

CRESCE AINDA MAIS O EMPREGO INDUSTRIAL

Maior alta mensal desde julho 2008

O valor da folha de pagamento real dos trabalhadores da indústria aumentou 0,5% no mês em outubro, a segunda marca positiva consecutiva

O comparativo mensal apontou alta de 0,5% no número de horas pagas, a quinta elevação na sequência


Emprego industrial tem maior alta mensal desde 2008, mas cai no ano

"O emprego industrial teve elevação de 0,7% na passagem de setembro para outubro, com ajuste sazonal (eliminando fatores típicos do período).

Foi a alta mais expressiva desde julho de 2008, apontou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em nota divulgada nesta manhã. Com isso, o indicador mantém uma sequência de taxas positivas há quatro meses.

No entanto, em comparação com outubro de 2008, houve queda de 5,7%. Neste ano, de janeiro até outubro, a queda acumulada também é de 5,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 12 meses, o recuo correspondeu a 4,8%.

O levantamento mostrou que, no comparativo com outubro do ano passado, o contingente de trabalhadores diminuiu em 13 áreas analisadas, como São Paulo (-4,2%) e Minas Gerais (-11,3%), e em 16 setores investigados pelo IBGE, com destaque para meios de transporte (-13%), máquinas e equipamentos (-10,5%) e madeira (-19,4%).

Consta ainda da pesquisa que o valor da folha de pagamento real dos trabalhadores da indústria aumentou 0,5% no mês em outubro, a segunda marca positiva consecutiva, mas declinou 4% no confronto com um ano antes.

No acumulado do ano e em 12 meses, houve redução de 2,7% e 1,4%, pela ordem. Quanto ao número de horas pagas, o comparativo mensal apontou alta de 0,5%, a quinta elevação na sequência, e decréscimo de 5,7% perante outubro de 2008. Em 12 meses, a retração ficou em 5,4%."

FONTE: reportagem de Juliana Cardoso publicada hoje (08/12) no jornal Valor e no portal UOL [título e três primeiros parágrafos colocados por este blog, ressaltando informações do próprio texto].

Nenhum comentário: