domingo, 6 de dezembro de 2009

DILMA QUER TREM-BALA LIGANDO CURITIBA-CAMPINAS-SÃO PAULO-RIO-BRASÍLIA

Dilma quer linhas de trem-bala desde Brasília até Curitiba

"A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) revelou que o governo federal planeja outras linhas de trem de alta velocidade (TAV) além da que ligará Campinas, São Paulo e Rio. Dilma fez o anúncio nesta sexta-feira (4), a bordo de um trem-bala alemão, citando os percursos São Paulo-Curitiba, São Paul-Brasília e Brasília-Belo Horizonte-Rio.

Dilma, que acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagem turnê pela Europa, foi de Berlim a Hamburgo no trem-bala alemão. A implantação de ferrovias foi um dos interesses centrais - ao lado da construção dos estádios da Copa do Mundo de 2014 - das conversas entre empresários alemães e ministros brasileiros.

Falando a bordo de um trem Siemens, colorido em verde e amarelo, minutos após um encontro com executivos dos transportes, Dilma mostrou entusiasmo. "Temos outras possibilidades de construção de trens de alta velocidade. Por exemplo: São Paulo-Curitiba, São Paulo-Brasília, Brasília-Belo Horizonte, Belo Horizonte-Rio", disse. Os planos são baseados na perspectiva de crescimento da economia "muito significativo".

Outra condição para o avanço desses projetos, diz Dilma, é a transferência de tecnologia. "Queremos poder fazer uma linha igual. Tanto tecnologia de vagão, quanto dos trilhos", disse. Dilma contou que as empresas alemãs, francesas, chinesas e canadenses interessadas no trem-bala já receberam ou receberão em breve o estudo de traçado, demanda e engenharia. O contrato deve ficar em 13,6 bilhões de euros (R$ 35 bilhões).

Em entrevista coletiva concedida durante a viagem, Dilma disse que a lista de concorrentes para a licitação da linha Campinas-São Paulo-Rio, que deverá acontecer no primeiro trimestre de 2010, já é robusta.

"Temos vários interessados: a Bombardier [canadense]; a Siemens [alemã]; os japoneses, com sua tecnologia; os coreanos, que através da transferência de tecnologia desenvolveram a sua; os franceses, com a Alstom, e os chineses", revelou Rousseff.

Licitação de alta velocidade

Segundo dados do governo brasileiro, a região por onde passará o trajeto do primeiro trem-bala brasileiro concentra 45% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e 36 milhões de habitantes.

De acordo com a ministra, o governo irá participar de forma minoritária na implantação do trem de alta velocidade. "Vamos participar com o equivalente a impostos e a desapropriações. Esses valores, expressos em reais e transformados em ações, são a nossa participação no projeto", disse Rousseff.

Em entrevista à rádio estatal alemã Deutsche Welle, o presidente da Siemens do Brasil, Adilson Primo, disse que a proposta da empresa alemã para a licitação brasileira seria o modelo da família de trens Siemens Velaro, o mais moderno oferecido atualmente pela companhia. "É o trem mais rápido do mundo hoje em operação comercial, que é o trecho Madri-Barcelona, que opera a 350 quilômetros por hora e com segurança", disse."

FONTE: publicado ontem à noite no portal "Vermelho".

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