domingo, 6 de dezembro de 2009

O AVAL DA DIREITA PARA GOLPES DE ESTADO COM POSTERIOR ELEIÇÃO SOB OS GOLPISTAS

Correa destaca gravidade do precedente golpista de Honduras

"O presidente do Equador, Rafael Correa, advertiu neste sábado (5) a comunidade internacional para a gravidade do precedente de impunidade para o golpe em Honduras. Correa reiterou que seu governo só reconhecerá o legítimo presidente constitucional, Manuel Zelaya.

Na recente Cúpula Ibero-Americana em Portugal o caso de Honduras foi discutido e ficou claro que não havia consenso, disse Correa no programa de TV que realiza todos os sábados.

Óscar Arias, presidente da Costa Rica, disse que seria preciso reconhecer o governo resultante das eleições, Já Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, disse que isso seria um absurdo, porque então qualquer um daria um golpe de Estado, convocaria eleições em dois meses e nada iria acontecer.

"E, claro, este é também a posição do Equador. Para nós, o que aconteceu em Honduras é grave e é um absurdo pretender legitimar tudo com eleições ilegítimas e fraudulentas. Nós não reconheceremos outro governo que não o de Manuel Zalaya", disse.

Corre lembrou que o golpista Roberto Micheletti, disse publicamente que este deveria ser um alerta para Chávez (presidente da Venezuela), Correa (do Equador), Lula (do Brasil), Morales (da Bolívia), Cristina Fernandez de Kirchner (da Argentina), ou seja, os governos progressistas da América Latina.

"Aí está a arrogância destes gorilas, e desta direita. Está registrada esta declaração, apesar de grande parte da imprensa a ter ignorado. Ela retrata de corpo inteiro essa direita golpista e prepotente, que tem seus acólitos no Equador", disse ele.

"Não nos enganemos", acrescentou Correa. comentando as expressões de apoio público ao seu governo, 'essa direita pensa assim. Mas eles não passarão. E eles sabem disso, pois de outro modo já teriam tentado nos derrubar'."

FONTE: reportagem da "Prensa Latina" (http://www.prensa-latina.cu) publicada ontem à noite (23h04) no portal "Vermelho" [título colocado por este blog].

Nenhum comentário: