segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

NEWSWEEK: "BRASIL É MODELO NA LUTA CONTRA A POBREZA"

"A revista Newsweek desta semana tem um artigo de seu correspondente no Brasil, Mac Margolis, na pág 15.

O título é: A terra de menos contraste – como o Brasil enfrentou a desigualdade.

E “entre 2003 e 2008 os 10% mais ricos da população brasileira ficaram 11% mais ricos.”

“Os 10% mais pobres aumentaram a renda 72%.”

“A desigualdade caiu 5,5% desde 2003.”

“Desde 2003, 21 milhões de brasileiros saíram da linha da pobreza. Em 2008, o Brasil já tinha atingido as Metas do Milênio da ONU de reduzir a pobreza à metade em 2015. O Brasil é um modelo de guerra contra a pobreza.”

FONTE: publicado hoje (07 Dez) no portal "Conversa Afiada", do jornalista Paulo Henrique Amorim.

2 comentários:

Blog do Professor Leonardo disse...

Boa tarde amigo blogueiro.
A partir do seu ponto de vista, o que é pobreza?
O que é linha da pobreza?
Qual é a guerra que o Brasil está travando contra a pobreza?
Eu acho que para um país com a riquesa natural que tem o Brasil erradicar a fome não é uma questão de media paulatina, mas é uma questão de medida imediata. Se você perceber os países mais miseráveis do mundo enfrenta dois problemas, um a falta de recursos naturais, outro a desigualdade na distribuição de terra. No Brasil a único entrave na luta contra a miséria é a injusta distribuição de terra, o que jamais será solucionado,já que a maioria dos nossos governantes são latifundiários, por isto movimentos farsantes como o MST e programas sociais como FOME ZERO existe para alimentar uma multidão de ignorantes. A única pobreza que nosso país tem é a intelectual, e de dar ibope para jornalistas que recebem dinheiro do governo para publicar que o Brasil está erradicanto a pobresa, o que nunca aconteceu,o que existe somente é um controle mental do povo brasileiro através da televisão.
Obrigado e boa tarde!

Unknown disse...

Boa tarde prezado Professor Leonardo,

Os conceitos de pobreza e linha de pobreza já estão padronizados internacionalmente, inclusive pela ONU. Essa padronização permite comparações entre países mais facilmente. Não inventarei outro ponto de vista.

A "Guerra" que o Brasil está travando contra a pobreza é uma metáfora. Os resultados positivos, contudo, são indiscutivelmente concretos, reconhecidos internacionalmente.

Concordo com o Sr que há grandes interesses econômicos, que influenciam muito a imprensa, no Brasil e no Exterior.

No caso do artigo, os elogios ao Brasil foram expressos pela grande revista norte-americana Newsweek. Não acredito que Lula esteja pagando toda a imprensa internacional e os maiores líderes estrangeiros para falarem bem do Brasil.
Maria Tereza