segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

GOLPE TOLERADO E NOVOS GOLPES DESEJADOS

PARCELA DOS EUA ARREPENDIDA POR "TOLERAR" O GOLPE EM HONDURAS E PARCELA QUERENDO GOLPES DA DIREITA EM 12 OUTROS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA GOVERNADOS POR PRESIDENTES COM FORTE APOIO POPULAR, QUE ROTULA de "POPULISTAS"

GOLPE TOLERADO

Em editorial, o "The New York Times-NYT" lamenta como, após "começar forte, o governo Obama hesitou" em Honduras. Questiona Thomas Shannon, indicado embaixador no Brasil, por ter saído dizendo que os EUA aceitariam as eleições sob controle golpista. Cobra investigação interna do golpe e a volta das "liberdades civis, inclusive liberdade de imprensa". Afirma que, "até lá, os EUA não devem restaurar a ajuda a Honduras", nem a OEA aceitar o país: "Os militares de Honduras e de toda a região precisam saber que golpes não serão tolerados."

OLIGARQUIAS

A "New Yorker" vai além e afirma que "a humilhação do governo Obama foi completa" em Honduras, com a recusa do retorno de Manuel Zelaya. Em longo texto, mostra como o Departamento de Estado cedeu aos republicanos e aos conservadores do próprio governo. E concentra fogo em Thomas Shannon, que acertou com os republicanos a aceitação do pleito, sob regime golpista, antes de viajar a Honduras. Foi uma "reação fingida dos EUA" e: "Militares irrequietos e oligarquias nervosas, através de toda a América Latina, tomaram nota disso."

OPORTUNIDADES [PARA OS EUA, DE INCENTIVAR GOLPES DA DIREITA EM 12 OUTROS PAÍSES DA AL]

Por outro lado, Peter Romero, que foi subsecretário de Estado de Bill Clinton para a América Latina, assina o artigo "Grande desafio, grande oportunidade", no "Miami Herald".

Defende o golpe como 'defesa da democracia' [sic!] e sugere haver "uma dúzia de países, na América Latina, onde o cenário de Honduras poderia se reproduzir [com semelhante apoio dos EUA]".

Propõe "pronta ação" [!?!] para "apoiar os nossos amigos, isolar os agitadores 'populistas' [!?!] e restaurar o 'consenso democrático que definiu os interesses estratégicos dos EUA nas Américas desde o fim da Guerra Fria'."

FONTE: publicado na Folha de São Paulo de hoje (07/12), na coluna "Toda Mídia", de Nelson de Sá [título, 1º parágrafo e inserções entre colchetes colocados por este blog].

3 comentários:

iurikorolev disse...

x

iurikorolev disse...

Cara Tereza
Há um brilhante artigo para o seu blog do Mangabeira Unger no site Defesanet.

OITO OPÇÕES QUE DEFINIRÃO O RUMO DO BRASIL
Roberto Mangabeira Unger

Unknown disse...

Prezado Iurikorolev
Obrigado pela dica. Irei lá.
Maria Tereza