sexta-feira, 5 de março de 2010

EXPORTAÇÕES DE VEÍCULOS EM FEVEREIRO CRECEU 88,9% EM RELAÇÃO A FEV 2009

"Exportações de veículos são as maiores desde o final de 2008

As exportações de veículos tiveram em fevereiro o melhor desempenho desde outubro de 2008, em um sinal de recuperação da indústria automotiva no mercado internacional. Mas a retomada anual aos níveis pré-crise ainda não está à vista, de acordo com a Anfavea (associação das montadoras).

Em fevereiro, foram exportados 57.510 veículos -entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus-, uma alta de 18% ante janeiro. Em relação a fevereiro do ano passado, o acréscimo foi de 88,3%.

O percentual expressivo, nesse caso, deve-se à baixa base de comparação daquele mês, em que as vendas externas das montadoras tiveram o pior resultado dos últimos anos.

Para o presidente da Anfavea, Jackson Schneider, a recomposição de estoques e a própria retomada da demanda em alguns mercados, especialmente na América Latina, explicam a melhora verificada no último mês.

"Como previsto, alguns mercados estão voltando, embora de forma lenta. É um bom retorno", disse Schneider. Para este ano, porém, a projeção da Anfavea aponta que as exportação de veículos cheguem a 530 mil unidades, uma alta de 11,5% em relação a 2009. Mas em 2007, quando o mercado externo estava aquecido, foram 734 mil unidades exportadas. "Ainda estamos longe desse patamar", disse Schneider.

Segundo o presidente da Anfavea, em países como Argentina, México e Chile a demanda já começou a dar sinais de recuperação. "Mas isso não significa que vamos voltar a exportar para esses mercados como antes." Para ele, esse processo dependerá das condições de competitividade do país após a superação da crise. "Algumas questões como o câmbio apreciado evidenciam as deficiências de competitividade do país."

Vendas e produção

No mês passado, as montadoras registraram recorde de vendas para um mês de fevereiro, com o licenciamento de 220.957 veículos.

Para março, Schneider espera um dos "melhores meses da história, se não o melhor", por conta do aquecimento da demanda antes do fim do IPI reduzido.

Para atender a procura que virá, as montadoras terminaram fevereiro com nível de estoque mais elevado do que o considerado "adequado" pela Anfavea. Na posição de fevereiro, a indústria e as concessionárias tinham estoque suficiente para abastecer o mercado por até 35 dias.

A produção de veículos no mês cresceu 23,9% em relação a fevereiro de 2009 e 2,8% ante janeiro. Foram produzidos 253.176 veículos.

O nível de emprego na indústria automotiva também avançou, com a abertura de 570 novas vagas."

FONTE: reportagem de PAULO DE ARAUJO publicada hoje (05/03) na Folha de São Paulo [título colocado por este blog]

Nenhum comentário: