sexta-feira, 5 de março de 2010

PREGAÇÃO DO MEDO: A MESMA CARTILHA NOS EUA E BRASIL

Onde se lê "republicanos" nos EUA, leia-se "demotucanos e grande mídia" no Brasil

"Republicanos pregam medo para levantar novas doações

Estratégia consta de cartilha de campanha de opositores


O Comitê Nacional Republicano pretende usar o medo como principal mote para levantar recursos de campanha. Documento obtido pelo site Politico.com detalha a estratégia de campanha dos republicanos, que prometem salvar o país do caminho rumo ao socialismo.

A apresentação foi feita pelo diretor de Finanças do comitê, Rob Bickhart, a grandes doadores e pessoas responsáveis por levantar recursos em um evento em Boca Grande, na Flórida, em fevereiro.

A estratégia é apresentada da seguinte maneira: "O que você pode vender quando não tem a Casa Branca, a Câmara dos Representantes ou o Senado? Salve o país do caminho rumo ao socialismo!".

Em uma das páginas da apresentação, intitulada "O Império do Mal", o presidente dos EUA, Barack Obama, é retratado como o Coringa do Batman. A presidente da Câmara aparece desenhada como a Cruella de Ville do filme "101 Dálmatas" e o líder da maioria democrata no Senado, Harry Reid, é retratado como Scooby Doo.

O comitê tentou distanciar seu presidente, Michael Steele, do episódio. Steele tem tentado manter a confiança dos grandes doadores do partido, que podem doar até US$ 30,4 mil por ano. Sob seu comando, republicanos têm precisado cada vez mais dos pequenos doadores.

Steele afirmou ontem que não tinha conhecimento da apresentação. "Não sei em que contexto ou como isso foi apresentado a esse grupo particular de indivíduos", disse, após tecer elogios aos doadores.

O documento classifica os doadores e a estratégia que deve ser empregada com cada um. Os pequenos são descritos como "doadores viscerais", e suas motivações são medo, sentimentos negativos em relação ao governo e reacionarismo.

Os grandes doadores são vistos como "doadores calculistas", cujas motivações são o ego e o acesso ao poder. Outro fator listado é o "dever patriótico" [sic].

Segundo a CNN, o diretor de Comunicações do Comitê Nacional Democrata, Brad Woodhouse, disse em nota que 'os republicanos não podem mais negar que estão espalhando medo quando eles estão literalmente vendendo isso como o caminho para a volta ao poder'."

FONTE: publicado hoje (05/03) na Folha de São Paulo [título, 1ª frase e entre colchetes colocados por este blog].

Nenhum comentário: