terça-feira, 20 de julho de 2010

“AZUL”ANUNCIA COMPRA DE 5 JATOS DA EMBRAER EM FEIRA DE AVIAÇÃO


Aquisição ajudará a garantir as operações da fabricante em 2010

A Azul será uma das principais responsáveis por garantir o fluxo da operação da fábrica da Embraer neste ano. Dos 90 jatos comerciais a serem entregues pela fabricante, 12 são para a Azul. Em 2009, a Embraer entregou 122 jatos comerciais.

Dos 12 jatos, cinco representam um contrato novo, de US$ 200 milhões, anunciado ontem durante a feira de aviação de Farnborough, na Inglaterra. São todos do modelo 195, de 118 lugares. E se somam aos 76 jatos do pedido original da Azul, de 2008.

Segundo o presidente do conselho de administração da Azul, David Neeleman, a encomenda atende a uma demanda da própria Embraer. "Eles nos pediram para comprar e nós tínhamos necessidade de aumentar a nossa capacidade. Foi um jogo de ganha-ganha."

O presidente da Embraer, Frederico Curado, nega que teria que demitir caso não encontrasse um comprador para os cinco jatos. "A gente não demite por conta de cinco aviões. Mas eles ajudaram a manter a estabilidade."

Com o novo contrato, a Azul finalizará o ano com 26 jatos. Essa capacidade, segundo Neeleman, será suficiente para atingir a lucratividade. "Com essa frota vamos conseguir uma economia de escala que vai nos permitir ter lucro a partir de 2011."

A Azul confirmou ontem a compra de 20 turboélices da europeia ATR, um contrato de US$ 250 milhões.”

FONTE: reportagem de Mariana Barbosa publicada hoje (20/07) na Folha de São Paulo [imagem colocada por este blog].

Nenhum comentário: