domingo, 11 de julho de 2010

SERRA: “BIRUTA DE AEROPORTO”



“É por causa de cada hora e cada lugar José Serra falar uma coisa diferente, que Dilma Rousseff já o chamou de "biruta de aeroporto", aquele sinalizador de aeroporto que muda conforme a direção do vento.

JOSÉ SERRA, NO CEARÁ, DESMENTE JOSÉ SERRA, NO ESPÍRITO SANTO


“A quem José Serra (PSDB/SP) está enganando, na divisão dos royalties do petróleo? Os capixabas? Os cearenses? Ou os dois?

Conforme o estado que Serra visita, ele faz demagogia e inverte a promessa que faz, conforme o "gosto do freguês". Mesmo que a promessa de hoje desminta a promessa de ontem.

Foi o que aconteceu com a divisão de Royalties do petróleo.

Na visita ao Espírito Santo, Serra disse "essa ameaça permanente de tirar recursos do Espírito Santo, que é uma região produtora de petróleo, não vai acontecer" - para tentar agradar aos capixabas.

Hoje, em visita ao Ceará, disse que foi mal interpretado sobre as declarações feitas ontem, em Vitória (ES): "Não critiquei a distribuição dos royalties. O que saiu foi distorcido. O que eu disse é que os royalties do petróleo devem beneficiar o conjunto do Brasil" - para tentar agradar os cearenses. (Com informações do Último Segundo)

Serra "saqueou" o ICMS sobre o petróleo do Espírito Santo e Rio de Janeiro, na Constituinte

Serra falou no assunto no Espírito Santo, porque na Constituinte, o então deputado José Serra (PSDB/SP) foi o relator do sistema tributário e praticamente saqueou o ICMS do Petróleo do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Os royalties foram uma espécie de prêmio de consolação por este saque.

Modelo de partilha de Dilma e Lula, trará muito mais dinheiro a todos os estados do Brasil, do que os royalties.

Se o modelo neoliberal e de lesa-pátria demo-tucano de concessão criado por FHC, continuasse vigorando no pré-sal, o povo brasileiro (de todos os estados) perderia pelo menos 30% de sua fortuna, segundo estimativas. O modelo de partilha, proposto por Dilma e Lula, resgatará essa fortuna para o fundo social, financiando a educação, ciência e tecnologia, meio-ambiente, combate à pobreza, em todos os estados brasileiros.

Essa é a fatia do leão na riqueza do pré-sal. Os royalties, apesar de importantes também, envolve valores muito menores do que os ganhos com a partilha, que os demo-tucanos são contra.”

FONTE: Blog “Os Amigos do Presidente Lula”

Nenhum comentário: