quarta-feira, 7 de julho de 2010

UM MERCADO ESTRATÉGICO DE 126 MILHÕES DE CONSUMIDORES NO LESTE DA ÁFRICA

“Em visita ao Quênia, o presidente Lula voltou a destacar a importância do mercado do Leste da África para produtos brasileiros. Após se reunir com o presidente do Quênia, Mwai Kibaki, no Palácio do Governo, em Nairóbi, Lula observou que os países do bloco são um importante atrativo para empresas brasileiras, já que têm população de 126 milhões de consumidores.

"Estou realizando um sonho de poder visitar o Quênia para descobrir a quantidade de oportunidade que existe para fazer negócio. Saber aquilo que podemos comprar, aquilo que podemos vender e aquilo que podemos produzir juntos, inclusive com transferência de tecnologia".

Lula iniciou a agenda de trabalho participando de reunião com autoridades quenianas. Numa das salas do palácio, o presidente tocou num leão empalhado e fez pose para foto. Depois, comentou que o “leão estava manso”. Em seguida à reunião, se deu a assinatura de atos na área externa do palácio. Kibaki proferiru o primeiro discurso, enaltecendo a importância do Brasil e do trabalho que vem sendo desenvolvido no continente africano tendo o presidente Lula como uma das lideranças mundiais na defesa da África.

Em seguida, o presidente Lula começou o discurso dando ênfase à desclassificação da seleção brasileira. Segundo ele, que desembarcará na próxima quinta-feira (8/7), em Pretória, na África do Sul, cada instante que percebe se aproximar do destino pensa sobre como se comportará no próximo domingo (11/7), data da final da Copa do Mundo 2010. Por isso, explicou que torcerá para a seleção do Uruguai, que enfrenta hoje o time da Holanda, responsável pela retirada da seleção brasileira nas quartas de final.

Espero que entre os jogadores tenha pelo menos um que possua ligação com o Brasil. O Uruguai tem o Loco Abreu, que joga no Botafogo. A Alemanha tem um brasileiro naturalizado.

O presidente brasileiro falou também que ainda não havia se recuperado da desclassificação prematura. “Gostaria de dizer que ainda não estou nos meus melhores dias. Como o senhor sabe, o Brasil foi desclassificado. Perdeu para a Holanda. Depois perderam a Argentina e o Paraguai. Agora só temos o nosso querido Uruguai representando o Mercosul. Nada contra os europeus, mas tudo favorável ao Mercosul”, disse ao acrescentar que o time brasileiro possuia na Copa do Mundo um excelente goleiro, uma boa defesa e “tomamos dois gols de cabeça, sendo um contra”. E continuou: “Temos esperança que em 2014, como anfitriões, a gente possa ganhar o campeonato”.

Após a reunião no State House, Lula se deslocou até um hotel para participar da cerimônia de encerramento do Seminário Empresarial Brasil-Quênia. Em seguida, a delegação brasileira participa de almoço oferecido pelo presidente Kibaki.”

FONTE: publicado no Blog do Planalto http://blog.planalto.gov.br/um-mercado-estrategico-de-126-milhoes-de-consumidores/#more-14494

Nenhum comentário: