sexta-feira, 13 de agosto de 2010

DESIGUALDADE DE RENDA CAI MAIS NAS REGIÕES NORDESTE E NORTE

"A desigualdade da renda, medida pela economia dos municípios, caiu em todo o país, mas, sobretudo, nas regiões Norte e Nordeste, informou ontem (12/08) o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O pior desempenho foi observado na região Sudeste, onde o grau de desigualdade cresceu 9,3% entre 1996 e 2007.

Os dados revelam ainda que, para cada 1% de aumento do Produto Interno Bruto (PIB) per capita nos municípios do Nordeste, a desigualdade caiu 0,14%. No Sudeste, o impacto do crescimento econômico na redução da desigualdade foi de 0,05%.

A concentração da renda aumentou apenas nos estados do Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. O Acre teve a maior redução da desigualdade, seguido de Sergipe, Rondônia, Rio Grande do Norte e Ceará. Goiás e São Paulo tiveram os piores resultados.

Em São Paulo, o índice de Gini (que mede a desigualdade de renda) caiu apenas 1,3%. Em 2007, os paulistas tinham a segunda maior desigualdade da renda dos municípios brasileiros.

Sergipe, no entanto, é o estado com melhor desempenho na redução da desigualdade comparado ao crescimento de seu PIB per capita. Para cada 10% de aumento da economia per capita, a desigualdade caiu 4,3% no estado, cujo índice de Gini caiu 11,20% entre 1996 e 2007.

Segundo o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, o baixo dinamismo econômico e as privatizações que marcaram os anos 1990 tiraram o peso de alguns municípios do PIB nacional. Ele explicou que a privatização das empresas de telefonia estaduais, por exemplo, provocou um processo de “reconcentração” do setor produtivo em poucos estados. Já o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) pode ajudar a reverter esta situação.

“O PAC é um pacote de investimentos em infraestrutura que está descentralizado. Terá impacto no sentido da desconcentração”, afirmou Pochmann.

FONTE: http://www.dilma13.com.br/noticias/entry/desigualdade-de-renda-cai-mais-no-nordeste-e-norte/.

Nenhum comentário: