quinta-feira, 5 de agosto de 2010

DILMA ESTÁ 34 PONTOS À FRENTE DE SERRA NO CEARÁ, DIZ IBOPE

“A candidata Dilma Rousseff (PT) abriu uma diferença de 34 pontos no Ceará sobre seu principal adversário na disputa pela Presidência da República, José Serra (PSDB), segundo pesquisa do Ibope encomendada pela TV Verdes Mares e divulgada nesta quarta-feira. Dilma aparece com 57% das intenções de votos contra 23% do tucano.

Marina Silva (PV) ficou em terceiro lugar com 7%. Brancos e nulos somaram 4%, enquanto 7% permanecem indecisos. No cenário nacional, a petista ficou com 39% das intenções de voto , contra os 34% do tucano.

Ainda segundo o levantamento, Dilma também derrotaria Serra no segundo turno por 63% a 29% no Ceará.

A ampla vantagem da petista mostrada pelo Ibope destoa da pesquisa do Datafolha, realizada há apenas duas semanas antes (14 e 15 de julho) quando Dilma apareceu com 41% contra 28% de Serra.

Dilma tem o apoio do governador Cid Gomes (PSB), que disputa a reeleição, e de Lúcio Alcântara (PR), os dois mais bem colocados na disputa para o governo com 49% e 24%, respectivamente. Eles têm explorado bastante a ligação com a candidata nos materiais de campanha.

A força da candidata do PT pode estar ancorada também na gigantesca popularidade do governo do presidente Lula, também medida pelo Ibope, que atingiu 90% de ótimo e bom no Ceará. Apenas 8% dizem que é regular, 1% que é péssima e 1% não soube responder.

O principal cabo eleitoral de Serra no estado é o senador Tasso Jereissati (PSDB), e o candidato tucano ao governo, Marcos Cals, que ainda não decolou e está em terceiro lugar com 9%, segundo o Ibope.

O candidato do PV ao governo, Marcelo Silva, que acompanhou Marina Silva em visita a Fortaleza há cerca de duas semanas, teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Electoral (TRE).

A pesquisa foi encomendada pela TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 40508-2010. Foram entrevistados 1.204 eleitores entre os dias 30 e 1 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.”

FONTE: publicado no portal “G1” e reproduzido no portal “Vermelho”.

Nenhum comentário: