quinta-feira, 5 de agosto de 2010

"INCIDENTE DEMONSTRA QUE ISRAEL MINA ESTABILIDADE", DIZ SÍRIO

“Em reunião realizada em Damasco entre o presidente da Síria, Bashar al-Assad e o líder druso libanês Walid Jumblatt, Israel foi acusado de minar os esforços para estabilizar a região pela agressão na fronteira do Líbano ocorrida na noite de terça-feira (3). Quatro militares e um civil morreram no conflito entre militares de ambos os países, ocorrido na Linha Azul, que divide as duas partes.

"Al-Assad, Jumblatt e o ministro de Obras Públicas e Transportes libanês, Ghazi al-Aridi, debatem na capital síria os últimos eventos na região, especialmente após a agressão israelense contra o Líbano e suas graves repercussões", segundo informou a Presidência síria, em comunicado.

Conforme disseram, o objetivo israelense com o enfrentamento armado de terça-feira foi enfraquecer os esforços iniciados para estabilizar o Líbano, sobretudo depois da cúpula trilateral entre os líderes de Líbano, Síria e Arábia Saudita na sexta-feira passada, em Beirute.

Al-Assad e Jumblatt também destacaram que a resistência libanesa constitui uma garantia real frente aos argumentos israelenses hostis ao Líbano.

HAMAS CONDENA AGRESSÃO

O palestino Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) condenou Israel pelo incidente ocorrido na fronteira com o Líbano. "O Exército libanês tem todo o direito de defender os territórios sob sua soberania", disse o Hamas em comunicado divulgado à imprensa.

"Os ataques fatais de Israel contra o sul do Líbano, a Faixa de Gaza e a Cisjordânia demonstram que a ocupação só conhece a linguagem do terror e da guerra", continua.

No documento, o Hamas pediu à ONU e ao seu Conselho de Segurança que tomasse medidas contra a agressão à soberania libanesa.

Líbano e Israel se acusam mutuamente por um incidente na fronteira entre os dois países, na chamada Linha Azul, no sul da borda que divide os países.

Beirute acusou Telavive de ter atravessado a linha azul e violado sua soberania, enquanto Israel argumenta que uma patrulha estava podando árvore em seu território quando foi atacada do lado libanês.

O ataque resultou em cinco mortos de ambos os lados. Israel alega que fazia serviços de manutenção dentro de seu território quando foi atacado. O exército libanês acusa o israelense de invadir seu território para limpar um terreno fronteiriço.”

FONTE: portal “Vermelho”.

Nenhum comentário: