quarta-feira, 25 de agosto de 2010

LULA E A REFORMA TRIBUTÁRIA

FALTA DE CONSENSO NO CONGRESSO COMPROMETEU TRAMITAÇÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA, DIZ LULA

[Os demotucanos e, especialmente, os representantes de São Paulo, foram os que mais se opuseram à reforma tributária]

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou (23/08) o Congresso Nacional pela não aprovação do projeto de reforma tributária apresentado pelo governo. Em discurso durante encontro com empresários do setor da infraestrutura, ele disse que a falta de consenso entre os partidos acabou comprometendo a tramitação de uma proposta que “todos dizem ser importante”.

“Por que não foi aprovada? Porque, na verdade, as pessoas não querem. Cada uma quer a sua reforma”, disse o presidente. “Cada município quer a sua reforma, cada estado quer a sua reforma”, completou.

Lula afirmou ainda que o governo apresentou projetos de reforma tributária ao Congresso no início de seus dois mandatos. Os projetos haviam sido discutidos pela equipe econômica e, segundo ele, todos achavam que seriam aprovados por unanimidade. Segundo o presidente, a reforma tributária é como a reforma política. Vários setores da sociedade fazem campanha pela sua aprovação, porém os projetos não avançam.

O presidente disse também que, após o fim de seu mandato, voltará à trabalhar pela aprovação da reforma política. ‘Eu vou fazer sem ser presidente, o que não podia fazer como presidente’.”

FONTE: reportagem de Vinicius Konchinski publicada pela Agência Brasil (edição: Aécio Amado) [trecho entre colchetes colocado por este blog].

Um comentário:

Gustavo Herrmann disse...

A implantação de uma reforma tributária justa vem sendo debatida durante anos e falta coragem ou discussão pública para que ocorra sem comprometer o desenvolvimento do país. Propostas são construídas, porém não conseguem um consenso no sentido de que promovam uma mudança significativa para sociedade. Esta lentidão faz com que a classe empresarial fique insegura para ampliar investimentos e, assim, levar ao trabalhador melhores oportunidades e condições salariais.


Este cenário e a necessidade de promover uma reforma tributária coerente, que estimule o desenvolvimento do país, fazem parte das propostas Gustavo Herrmann como candidato a deputado federal pelo PSB. “Usar os impostos de forma consciente para que contribuam com toda a população e não prejudiquem as empresas é um desafio que como deputado tem que ser enfrentado e vencido” explica Gustavo, reforçando que uma reforma tem que ter seus benefícios para todas as camadas da sociedade.


A reforma vai gerar uma arrecadação mais eficiente de recursos e é neste momento que o trabalho de deputado federal é fundamental para a fiscalização da utilização dos recursos públicos para que sejam utilizados na segurança, educação e saúde. “Somente assim podemos corrigir as distorções nas estruturas tributárias e fazer com ela reverta em benefício à população”, acredita Gustavo.


Para este desafio Gustavo acredita que agir com o empresariado para que ao longo dos quatro anos de mandato as mudanças comecem a tomar um caminho. “Este é o momento, em que temos mão de obra e vagas de trabalho, economia estável e infração eliminada” aponta Gustavo.@