quarta-feira, 11 de agosto de 2010

NÃO PERCAM, HOJE, NO JORNAL NACIONAL: O “À VISTÃO” x “MENSALÃO”



Acreditamos que as Organizações GLOBO e o seu Jornal Nacional não estejam comprados pelos interesses da direita estrangeira e nacional, que, no Brasil, e nesta campanha eleitoral, estão representados por Serra/PSDB/DEM/PPS.

Dentro dessa premissa, antevemos que a entrevista de hoje à noite com o candidato Serra manterá honesta coerência com o comportamento de William Bonner e Fátima Bernardes adotado nas entrevistas de ontem e anteontem, respectivamente com Marina Silva e Dilma Rousseff.

Dilma, praticamente, no limitado tempo, somente pode assistir o insistente e agressivo discurso de Bonner e Fátima contra supostos defeitos de Dilma e erros do PT, pouco podendo responder, sempre interrompida. Na mesma linha, Marina assistiu ontem o longo, irritante e inflamado discurso de Bonner contra a suposta conivência da então Ministra Marina com o “mensalão do PT”.

Como sabemos que a GLOBO e o casal não são comprados pela direita para atacar o PT, acreditamos que hoje assistiremos o mesmo comportamento “PitBull” dos entrevistadores.

Por exemplo, massacrarão Serra com acusações sobre a conivência dele, quando era Ministro do Planejamento e Ministro da Saúde do governo FHC/PSDB/PFL-DEM, com a grave corrupção da compra de votos, “à vista”, para a reeleição de FHC. Como perguntaram à Marina, perguntarão: “Serra foi conivente com aquela corrupção por manter-se Ministro de FHC e sem nada criticar?”. Coitada da Marina. Apesar de inflada pela mídia por ser um simples instrumento auxiliar da campanha de Serra, mesmo assim não foi poupada.

O crime tucano na reeleição de FHC/PSDB nos anos 90 foi constatado e alguns dos réus, confessos, foram cassados por vender seus votos (a informação divulgada na época foi de que cada voto foi comprado à vista por cerca de US$ 150 mil). A imprensa e o governo FHC abafaram o escândalo, somente noticiando sem destaque a confessa venda dos votos, mas evitando tocar no problema de quem comprou os votos. Assim, o “à vistão” foi para debaixo do tapete (engavetado).

Outro agressivo discurso que certamente William Bonner fará hoje à noite será sobre o grande e inaugural “mensalão tucano”, conduzido nada mais nada menos do que pelo Senador Eduardo Azeredo, que veio a ser premiado com a presidência do partido (PSDB).

Nesse mensalão, diferentemente do que foi acusado no caso do PT, o dinheiro desviado para alimentar tucanos e demos teria sido dinheiro público, vinha de empresas públicas de Minas Gerais, governado pelos tucanos. Serra recebeu? Segundo a famosa “lista de Furnas”, sim.

Tanto o “mensalão do PT”, como a “lista de Furnas” e o “mensalão do PSDB” estão igualmente ainda sob análise da Justiça. Carecem de maiores investigações para serem considerados fatos verdadeiros. Porém, até hoje, não sei por que, a “grande imprensa” [sic] brasileira esqueceu o mensalão tucano, mas desde o início considerou como fato real o do PT.

Outro aspecto. Também, na mesma maneira em que o JN não ajudou Dilma e Marina, não acreditamos que o casal de entrevistadores hoje "levantará a bola" para que Serra possa ganhar espaço para tentar convencer que o tucanato não governa somente para os ricos e nem sempre foi neoliberal, conservador e privatista ("privatista", para o governo FHC/PSDB, significou "doação do patrimônio público para grupos estatais ou privados esrtrangeiros").

Portanto, o Jornal Nacional de hoje à noite, por não ser tendencioso e comprado ('creio'), em coerência com suas entrevistas com Dilma e Marina, chacinará Serra. O casal William e Fátima o deixará humilhado e terminará a entrevista com um sorriso de Mona Lisa.

Será?

FONTE: este blog.

Nenhum comentário: