terça-feira, 5 de outubro de 2010

CENSURA À IMPRENSA FEITA POR TUCANOS DEU CERTO, COM ‘APOIO’ DO TRE

CENSURAR A IMPRENSA É ÚTIL E TOLERADO PELA PRÓPRIA IMPRENSA QUANDO O FIM (VOLTA DA DIREITA AO PODER) JUSTIFICA OS MEIOS

TUCANO ELEITO CONSEGUIU BARRAR NOVE PESQUISAS

[A grande mídia brasileira, a OAB e outras instituições e ONGs, antes tão atuantes na luta pela liberdade de informação em casos até de hipotética e fictícia futura censura, neste doloso fato real tucano pouco reclamaram e o assunto foi abafado, registrado eventualmente em pequenos textos em páginas internas].

“A coligação que elegeu Beto Richa (PSDB) ao governo do Paraná conseguiu que o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) censurasse, nas últimas duas semanas, nove pesquisas eleitorais. Três delas, do Instituto Datafolha.

A Folha apurou que a estratégia da coligação em pedir impugnação na Justiça aconteceu após a pesquisa Datafolha, divulgada no dia 16 de setembro, indicar uma aproximação de Osmar Dias (PDT) nas intenções de voto (Richa tinha 45% e Dias, 40%).

Os pedidos de impugnação continham as mais variadas contestações. A coligação conseguiu com que o TRE censurasse três pesquisas Datafolha, uma Vox Populi, uma da Radar Estatística e outra da Alvorada (empresas paranaenses), e três do Ibope.

A cúpula do comando tucano nega que a estratégia de censurar os levantamentos era política.

À noite, já eleito, Richa voltou a criticar as pesquisas. Disse que tinha "desconfiança das pesquisas que estavam sendo divulgadas por aí". Por isso recorreu ao TRE.

FONTE: Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po0410201071.htm). [título, subtítulo e trecho entre colchetes colocados por este blog]

Nenhum comentário: