domingo, 17 de outubro de 2010

DILMA: "ATACAR O ENEM É UMA FORMA DE SERRA ATACAR O PROUNI"

“Em visita a Belo Horizonte sábado (16), a candidata à Presidência pela coligação “Para o Brasil Seguir Mudando”, Dilma Rousseff, rebateu as críticas feitas no dia anterior pelo adversário José Serra (PSDB) ao ENEM. Ela lamentou mais uma tentativa da oposição de tirar a oportunidade dos jovens carentes terem acesso ao Ensino Superior.

Eu acho um absurdo a declaração do candidato Serra a respeito do ENEM. Quando se fala em vazamento é necessário que se perceba que foi um crime que está sendo investigado. E um crime contra o ENEM", afirmou Dilma.

Segundo ela, o ENEM tem sido essencial não só porque é uma forma do controle da qualidade do ensino, mas por ser um dos requisitos do PROUNI. "Atacar o ENEM agora é uma forma indireta de o candidato Serra atacar o PROUNI. Aliás, o partido do vice dele [DEM] entrou na Justiça pedindo para acabar com o PROUNI, entraram no Supremo. E isso compromete as oportunidades que 700 mil estudantes estão tendo, o que é um absurdo.”

Dilma acrescentou: “Acabar com o Enem e dizer que o ENEM é eleitoreiro é desconsiderar o papel que ele teve nesses anos todos no sentido dar acesso às pessoas mais pobres a uma bolsa que paga todo curso numa universidade privada de boa qualidade”.

Dilma disse que vai ampliar o PROUNI e fortalecer o ENEM. “É isso que o governo Lula começou a fazer. Fizemos 14 universidades e 134 novos campi espalhados pelo interior. Eu pretendo continuar expandindo essa rede e garantir que as universidades estejam presentes onde as pessoas moram, porque se queremos de fato desenvolver o país precisamos espalhar universidades em todo território nacional”, explicou. Sexta-feira (15), Serra afirmou que o ENEM sofreu “utilização política” e acabou “arruinado”.

A carreata de mais de 10 quilômetros pelas ruas de Belo Horizonte, sábado, atraiu milhares de pessoas para ver a candidata Dilma Rousseff, o presidente Lula e o vice-presidente José Alencar. Do bairro das Mangabeiras até a Praça Sete, militantes, trabalhadores e mineiros pararam para acenar, mandar beijos e gritar que estão com Dilma.

O trajeto passou por 13 pontos de concentração de militantes, que fizeram grande festa pela vitória da petista com bandeiras, serpentinas e papel picado jogado dos edifícios. Na chegada da Praça Sete, uma multidão esperava por Lula, Dilma e Alencar para um rápido comício.

"RICOS NÃO SUPERARAM PRECONCEITO"

Lula foi enfático e disse que, a partir de agora, todos têm de ir para as ruas e pedir votos. “A partir de agora, companheiros de Minas, não tem trégua. A partir de agora nossas bandeiras não podem mais ficar guardadas, nossas camisetas não podem mais ficar na gaveta. Agora é colocar nossas camisetas, nossas bandeiras e ocupar Minas Gerais, para ocupar Belo Horizonte”, conclamou.

O presidente citou as palavras de Alencar: “Dilma Rousseff é a única oportunidade de Minas Gerais voltar à presidência em 2010. E mineiro que é mineiro, mineira que é mineira, não trai o seu torrão. Nós sabemos que votar nessa companheira é devolver à Minas Gerais a participação lá em Brasília, para governar com a sabedoria que só os mineiros têm”.

Lula discursou do alto de um trio elétrico. Ao lado de Dilma e de lideranças locais, o presidente disse que, ao passar por um bairro nobre de Belo Horizonte, percebeu que os moradores faziam gestos negativos para a carreata petista.

Enquanto a gente passava pelo bairro Mangabeira, percebi as pessoas fazendo gestos”, disse Lula. “O que elas não conseguiram superar é o preconceito de um metalúrgico ser presidente deste Brasil”, complementou.

O presidente também disse que Dilma “viu a diferença entre a elite e o povo” e, se eleita, irá governar para o povo: “O que é importante, Dilma, é que você viu a diferença entre a elite e o povo. E é com esse povo que você vai governar o Brasil e vai governar Minas Gerais. Ela será a primeira mulher de Belo Horizonte e a primeira mulher a ser presidente.”

TERRA NATAL

Dilma agradeceu aos mineiros os votos da vitória no primeiro turno no estado e se comprometeu a não decepcioná-los. "Eu quero dizer para vocês que tenho compromisso sagrado com Minas Gerais e farei por Minas o que Minas merece”, disse, abrindo o breve discurso na Praça Sete e sob os gritos de “olê, olê, olá, Dilma, Dilma”.

A candidata lembrou os filhos ilustres de Minas Gerais e se comprometeu a honrar o povo mineiro ao chegar à presidência. “Essa terra em que eu vi pela primeira vez a luz da vida, essa terra que me ensinou os valores da liberdade, da justiça, do desenvolvimento, essa terra de Juscelino Kubitschek, de Tancredo Neves, de Tiradentes é uma terra abençoada. E eu vou honrar essa herança mineira que eu tenho fazendo desse país um país justo para todos.

O vice-presidente José Alencar, conhecido por sua luta contra o câncer, não se intimidou com o calor e pelos mais de 10 quilômetros de carreata. “Essa foi a mulher mais votada na história de todas as eleições. Mas é aquela história, a regra do jogo exige que nós ganhemos novamente. Então, vamos ganhar outra vez com a força do povo de Minas, com a força do povo brasileiro, que deseja ser leal e grato ao Lula, o maior presidente de todos os tempos”, disse Alencar.”

FONTE: portal “Vermelho” (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=139426&id_secao=1).

Nenhum comentário: