quarta-feira, 13 de outubro de 2010

NOVAS PESQUISAS DE VOTOS VOX POPULI, DATAFOLHA E IBOPE

Esta noite (13/10) foram divulgados os resultados Vox Populi e Ibope (os da Datafolha já haviam sido publicados em 09/10). São os primeiros após a eleição de 03/10.

VOX POPULI: Dilma tem 48% e Serra soma 40%

Na sondagem contratada pelo portal iG, brancos e nulos somaram 6% e os indecisos, também. Levando-se em conta apenas votos válidos, desconsiderando-se brancos e nulos, o resultado final apontaria Dilma com 54,5% e Serra com 45,4% do eleitorado. O instituto entrevistou três mil pessoas de 10 a 11 de outubro (o 1º debate, da TV Band, foi em 10/10).

DATAFOLHA: Dilma tem 48% e Serra 41%

Os números da pesquisa Datafolha (do Grupo “Folha”) divulgada no sábado (09) são semelhantes ao do Vox Populi. O Datafolha pesquisou na véspera do primeiro debate entre os presidenciáveis. A petista tinha 48% e Serra, 41% dos votos.

IBOPE: Dilma tem 49% e Serra registra 43%

Se forem considerados apenas os votos válidos, segundo o Ibope a petista venceria com a preferência de 53% do eleitorado, contra 47% do candidato do PSDB. A pesquisa Ibope foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S.Paulo". Foram entrevistadas 3.010 pessoas de segunda (11) a quarta-feira (13), pós-debate da Band.

Resta sempre alguma dúvida sobre manipulação dolosa desses números pelo fato de o Datafolha integrar o Grupo Folha, e o Ibope ser contratado pela Globo e o Estadão. Quanto ao portal IG (Internet Group do Brasil), ele foi fundado pelos grupos GP Investimentos (Telemar) da família do senador Tasso Gereissati (PSDB) e pelo Opportunity (Brasil Telecom) de Daniel Dantas, nome muito associado pela imprensa a grandes falcatruas. Em janeiro de 2009, o IG passou a fazer parte do grupo Oi (Jereissati/PSDB) após este adquirir a Brasil Telecom.

Todas essas empresas e seus donos têm sido marcada e até confessadamente lutadores nos últimos oito anos pela volta da direita ao poder, especificamente atuantes pela eleição de Serra, inclusive com articulados procedimentos de licitude duvidosa contra Lula, o PT e a candidata Dilma.

FONTE: com informações do portal UOL (http://eleicoes.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/10/13/vox-populi-dilma-tem-48-e-serra-soma-40.jhtm) e (http://eleicoes.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/10/13/ibope.jhtm) e da Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet_Group).

Nenhum comentário: