sábado, 9 de outubro de 2010

A PETROBRAS É NOSSA!



“O preço das ações da Petrobras cai nos últimos dias motivado por pelo menos três razões.

A primeira é o aumento da alíquota do IOF, o que diminui o lucro dos investidores.

A segunda razão é a flutuação do câmbio. Com a desvalorização do dólar frente ao real, as ações ficam mais caras.

A terceira e principal eu considero um escândalo: a campanha difamatória que a velha imprensa, associada a grandes grupos econômicos, faz contra e empresa. Há interesse em desestabilizar a gestão para, em trazendo prejuízos, comprovar a tese de que a União é incapaz de administrar nossa 'galinha dos ovos de ouro'.

Quinta-feira, por exemplo, os boatos tomaram conta do mercado. Seriam divulgadas denúncias envolvendo a capitalização da empresa, em que funcionários do Governo teriam sido beneficiados. A iminência de um escândalo, ainda que falso, afugenta investidores, avessos à volatilidade e risco. E quando muitos vendem, as ações caem. Depois, eles compram de novo mais barato. Assim é a lógica.

Isso é de uma falta de compromisso público e de uma irresponsabilidade atrozes. Onde está a Comissão de Valores Mobiliários, que deveria zelar por isso? E os órgãos reguladores do Governo? Como evitar esse ataque especulativo contra todos nós brasileiros?

Olha, desse jeito está difícil manter a calma. Ainda mais porque um dos formuladores da política econômica do candidato da oposição chegou a pregar, no início da semana, a revisão do Marco Regulatório do Pré-Sal, questionando, entre outras coisas, o aumento da participação acionária do Estado no negócio. Ora, quem tem petróleo tem poder e isso é assim no mundo todo. Só faltava agora sermos privados de nossa riqueza, em benefício daqueles que sempre exploraram nosso país. Isso nós brasileiros não vamos permitir!”

FONTE: blog “DoLaDoDeLá” (http://maureliomello.blogspot.com/2010/10/petrobras-e-nossa.html).

Nenhum comentário: