terça-feira, 19 de outubro de 2010

PROMESSAS DE SERRA SÃO OBRAS JÁ PROJETADAS OU EM CURSO NO PAC DA DILMA


“Alvo frequente de críticas do candidato José Serra (PSDB), gargalos na infraestrutura brasileira serão enfrentados em uma eventual gestão tucana por meio de ações já consideradas prioritárias pelo atual governo.

De 40 obras relativas a portos, aeroportos, estradas e ferrovias prometidas por Serra, 35 já estão previstas [em curso ou já projetadas] na primeira ou na segunda versão do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que concentra os principais investimentos programados pelo governo Lula.

As obras foram anunciadas pelo candidato em seus programas na TV, em seu site oficial, e pelo vice em sua chapa, Indio da Costa (DEM), que gravou vídeos com promessas específicas para cada um dos Estados brasileiros.

Apesar de faltarem duas semanas para as eleições, José Serra --assim como Dilma Rousseff (PT)-- ainda não apresentou um programa de governo detalhado com todas as suas propostas.

As cinco novidades apresentadas até aqui pelo candidato tucano são a modernização dos aeroportos de Aracaju (SE) e Porto Seguro (BA), a construção de um porto em Lucena (PB), a modernização e dragagem do porto de Aracaju (SE), a duplicação de rodovias federais no Piauí.

Procurada na tarde da última sexta-feira, a assessoria do candidato tucano afirmou que não teria como comentar a coincidência de prioridades entre o atual governo e uma eventual, a tempo do prazo pedido pela Folha.

Em breve resposta, divulgada por meio de nota, afirmou apenas que Serra irá "fazer" as obras, ao contrário do governo atual. "Como eles não fizeram, Serra vai fazer. Serra dá continuidade e faz o que o Brasil precisa", diz a nota. [RsRsRs]

Na área de ferrovias, entre as promessas do tucano estão, por exemplo, a conclusão da ferrovia Norte-Sul, a expansão da Ferronorte e a aceleração da ferrovia Transnordestina. Todas essas já estão previstas [e em curso] no PAC.

Das 35 obras previstas por Serra que coincidem com o programado no PAC, 13 (37%) estão em obra, segundo o 10º balanço do programa federal, relativo ao mês de abril. Outras cinco estavam em fase de [licenciamento ambiental e] licitação.

AEROPORTOS

O número de obras já em andamento é praticamente igual àquelas que ainda não saíram do papel [por conta dos complexos projetos e dos difíceis e demoradíssimos licenciamentos ambientais em curso e por terem sido previstas no PAC 2 justamente para os próximos quatro anos]. (...)

FONTE: trecho de reportagem de Breno Costa publicada na Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/poder/816033-promessas-de-serra-incluem-obras-do-pac.shtml) [título e trechos entre colchetes colocados por este blog].

Nenhum comentário: