quarta-feira, 6 de outubro de 2010

SERRA CAUSOU POLÊMICA AO LEGALIZAR O ABORTO EM 1998



Há muito tempo, nós estamos denunciando a demagogia e as mentiras do candidato José Serra(PSDB).

Inclusive hoje [ver no blog “Os amigos do Presidente Lula” links para os documentos que provam que Serra é mentiroso quando trata do tema aborto].

Finalmente o jornal de panfleto tucano, a “Folha”, resolveu publicar (05/10) o que nós estamos mostrando aqui há muito tempo. Nele, está a notícia "Serra causou polêmica ao normatizar aborto"

Em 1998, quando era ministro da Saúde, José Serra foi acusado de atender a grupos pró-aborto por normatizar a realização do aborto nos casos previstos em lei (risco de vida para a grávida ou gravidez após estupro). Mesmo permitido desde 1940, poucos serviços públicos faziam o aborto. A normatização deu respaldo político e técnico para que mais hospitais o realizassem. O então deputado federal Severino Cavalcanti (PP-PE) apresentou um projeto de decreto legislativo para sustar a normatização. Para ele, Serra via "o ato de ceifar uma vida inocente" como "o esvaziamento da cavidade uterina".

Ele ganhou apoio de entidades contrárias ao aborto, mas o projeto foi derrubado. Em 2001, o Ministério da Saúde começou a distribuir com Estados e municípios a pílula do dia seguinte. Serra ocupava a pasta.

Entidades católicas foram a público dizer que a pílula é abortiva. Ouça no vídeo o que um padre fala durante a missa (link http://www.youtube.com/watch?v=yst5IM8Q2os ) o Padre Leo criticando Serra e FHC por permitir o aborto no Brasil PLS - PROJETO DE LEI DO SENADO, Nº 78 de 1993

Do ex tucano Gabriel Chalita, amigo de Geraldo Alckmin, em entrevista para a "Folha" de 05/10:

Como o Sr. avalia a polêmica em torno da posição de Dilma Rousseff sobre o aborto?


A crítica é boa quando baseada em fatos. Mas essa tentativa de desconstruir pessoas com boatos é muito ruim. Dilma nunca disse ser a favor do aborto. Ela se posicionou, abordando o tema como uma questão de saúde pública. Eu particularmente sou contra. Mas a questão central nesse caso é a boataria. Isso aconteceu com o Lula, em 2002. Diziam que ele iria mudar as cores da bandeira e fechar igrejas.”

FONTE: blog “Os amigos do Presidente Lula” (http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010/10/serra-causou-polemica-ao-legalizar-o.html).

Nenhum comentário: