sexta-feira, 15 de outubro de 2010

TAXA DE JUROS ATINGE O MENOR ÍNDICE DOS ÚLTIMOS 15 ANOS

“As taxas de juros das operações de crédito tiveram em setembro sua quarta queda no ano, segundo levantamento da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). A taxa média para o consumidor recuou para 6,74% ao mês - a menor da série histórica da entidade, que tem início em 1995.

Na avaliação do deputado Pepe Vargas (PT-RS), presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, a redução dos juros do crédito para os brasileiros é o resultado em cadeia da política econômica do governo Lula. "Diferentemente da política econômica do governo FHC/Serra, no governo Lula houve aumento do crédito, expansão do emprego, aumento da renda do trabalhador e fortalecimento do mercado consumidor interno. Esses fatores, que estão na essência da política econômica do governo Lula, são responsáveis por indicadores favoráveis ao consumidor brasileiro", explicou.

Das seis linhas de crédito para pessoa física pesquisada, apenas o cheque especial teve alta nos juros de agosto para setembro, passando de 7,45% para 7,47% ao mês, a maior desde agosto deste ano.

Ficaram menores, por outro lado, os juros do comércio (de 5,68% a.m. para 5,65%), do empréstimo pessoal em bancos (de 4,73% para 4,69%) e do empréstimo pessoal em financeiras (de 9,60% para 9,56%).

Os juros do cartão de crédito e do financiamento de automóveis permaneceram estáveis, em 10,66% ao mês e 2,37%, respectivamente.

PESSOA JURÍDICA

A taxa média de juros para as empresas também apresentou recuo na passagem de agosto para setembro, de 3,82% para 3,78% no período, segundo a Anefac.”

FONTE: publicado no site www.ptnacamara.org.br e transcrito no portal do PT (http://www.pt.org.br/portalpt/noticias/economia-5/taxa-de-juros-atinge-o-menor-indice-dos-ultimos-15-anos-24971.html).

Nenhum comentário: