terça-feira, 8 de março de 2011

OS 80 ANOS DE GORBACHEV, O HOMEM QUE MUDOU O MUNDO


“Passou quase despercebido pela grande mídia o aniversário do homem que mudou a história recente do mundo. Mikhail Gorbachev, o homem da Perestroika e da Glasnost, que foi secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética de março de 1985 a agosto de 1991, completou 80 anos no último dia 2 de março.

Gorbachev foi o último líder da extinta URSS e talvez não imaginasse que suas propostas tivessem um alcance tão grande que levariam ao fim do socialismo e à destruição do Estado soviético [da sua pátria].

Em 1985, foi dele a iniciativa de convencer o Comitê Central do PC de que alguma coisa precisava ser feita para restaurar a economia soviética, estagnada durante os anos do governo de Leonid Brejnev. Nascia assim a “Perestroika”, que quer dizer reconstrução.

Mas logo Gorbachev descobriu que a “reconstrução” da economia não seria possível sem a implementação de profundas reformas políticas e sociais que colocariam em risco o próprio regime comunista, àquela altura dominado por “velhos” [sic] dirigentes de conceitos “superados” [sic] e que resistiam a “qualquer mudança” [sic].

Gorbachev superou esse pessoal da velha guarda do PC e, à medida que suas reformas iam sendo implantadas, a cara da União Soviética ia mudando diante do mundo. Surgia assim a “Glasnost”, que significa abertura, no sentido de transparência da livre discussão dos problemas sociais.

Faltava, entretanto, à União Soviética mostrar-se ao mundo através de uma nova diplomacia, aberta ao diálogo com todos os países, mesmo com os que praticavam um tipo de capitalismo selvagem e contrário aos ideais socialistas.

Mas essa era uma missão impossível para o velho ministro das relações exteriores, Andrei Gromiko, um dos líderes do pensamento conservador, que estava no cargo há 28 anos. Gorbachev defenestrou-o e colocou em seu lugar Eduard Shevardnadze, com menos experiência, mas com pensamentos “mais modernos” [sic]. Os dois dividiram então a responsabilidade de reconstruir o país interna e externamente, mesmo contra a vontade [do povo e] do poderoso complexo militar-industrial do Estado.

Nem todas as reformas de Gorbachev foram “bem sucedidas" [sic], mas é certo que a conquista de novos direitos pelos cidadãos e o relaxamento da censura na Rússia levaram à dissolução da União Soviética, com as repúblicas declarando-se independentes do controle de Moscou, algumas de forma pacífica, outras nem tanto.

Apesar de sua importância na história recente da humanidade, Mikhail Gorbachev [obviamente] não é visto com bons olhos dentro da Rússia [pois implodiu a sua pátria]. Uma pesquisa realizada em dezembro último revelou que apenas 14% dos russos têm uma visão positiva dele. O “resto” [sic] [isto é, os 86%, a maioria] o vê de forma negativa ou simplesmente não tem opinião formada sobre ele. Para muita gente, ele entregou de graça [para os EUA e aliados] o império que era um dos mais poderosos do mundo. Tudo ainda é muito recente, em termos de história, para se fazer um julgamento preciso do papel que Gorbachev representou na geopolítica do mundo [a partir de então, os EUA sentiram-se livres e sem limites para exercer o seu imperialismo].

O ex-dirigente soviético faz parte hoje do exclusivo círculo de bem remunerados palestrantes. Numa entrevista em 2009, deixou escapar uma declaração que pode ser interpretada como saudosismo ou ressentimento... ou ambos:

"Sabe como é, eu ainda poderia estar lá, no Kremlim, se eu estivesse motivado apenas pelo poder pessoal, ainda poderia possuí-lo... Se eu simplesmente não tivesse feito nada, se não tivesse mudado nada naquilo que à época era a União Soviética, se apenas me sentasse na minha cadeira e desempenhasse o meu trabalho como os meus antecessores, quem sabe..."

Mikhail Gorbachev comemorou seus 80 anos em Moscou, cercado de poucos amigos e esquecido pela maioria do povo russo. Sua mulher Raísa morreu de Leucemia, em 1999.”

FONTE: escrito por Eliakim Araujo, jornalista que ancorou o primeiro canal de notícias em língua portuguesa, a CBS Brasil. Foi âncora dos jornais da Globo, Manchete e do SBT e na Rádio JB foi Coordenador e titular de "O Jornal do Brasil Informa". Mora em Pembroke Pines, perto de Miami. Em parceria com Leila Cordeiro, possui uma produtora de vídeos jornalísticos e institucionais. Publicado no site “Direto da Redação” (http://www.diretodaredacao.com/noticia/os-80-anos-do-homem-que-mudou-o-mundo) [aspas e trechos entre colchetes adicionados por este blog].

2 comentários:

iurikorolev disse...

Maria Tereza
Muito interessante !

Unknown disse...

Iurikorolev,
Tive que abusar das aspas e das observações entre colchetes porque o enfoque do jornalista estava demasiadamente pró-EUA. Talvez por ele ter sido da Globo e morar em Miami.
Maria Tereza