quinta-feira, 9 de junho de 2011

PRIMEIRO TREM-‘SEMIBALA’ CHINÊS PARA O BRASIL

Primeiro ‘trem-[semi]bala’ chinês desenvolvido para o Brasil sai da linha de produção

Da “Rádio Internacional” da China

“A produção do primeiro ‘trem-[semibala]’ desenvolvido pela China para a cidade brasileira do Rio de Janeiro foi concluída terça-feira (7), em Changchun, da província de Jilin, nordeste do país. O trem, que é chamado de UME (unidade múltiplo elétrico), atinge os mais altos padrões internacionais e será transportado para o Brasil no final deste mês. É a primeira vez que um ‘trem-[semi]bala’ chinês entra no mercado sul-americano.

A velocidade máxima do veículo chega a 100 quilômetros por hora [por isso, este blog batizou-o de 'semibala']. Os vagões são de aço inox não-pintado, por questões ecológicas. As cores e o desenho do trem remetem a elementos culturais do Rio de Janeiro.

O Brasil será o país anfitrião da Copa do Mundo de 2014 e o Rio de Janeiro vai sediar os Jogos Olímpicos de 2016. A renovação da infraestrutura de transporte é um dos projetos mais importantes para os eventos esportivos.”

FONTE: portal de Luis Nassif (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/primeiro-trem-bala-chines-para-o-brasil#more) [imagem do Google e “semi” entre colchetes adicionados por este blog].

Nenhum comentário: