sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

TÍPICAS BARBÁRIE, AFRONTA E DESPREZO DOS EUA/OTAN

Imagem retirada de vídeo do Youtube exibe os soldados norte-americanos urinando sobre corpos de "insurgentes"

SOLDADOS DOS EUA URINAM EM MORTOS; TALIBÃ APONTA BARBÁRIE

[OBS deste blog ‘democracia&política’: Alerta: o texto abaixo é originário da agência estatal francesa de notícias AFP. A França integra as forças militares dos EUA/OTAN invasoras do Afeganistão. Portanto, devemos lê-lo sabendo que ele foi construído com palavras e conceitos que fingem dar a notícia de maneira imparcial, mas visam a excluir a culpa da OTAN/EUA ou a diminuir a gravidade do fato.

Por exemplo, expressa que os urinadores somente parecem “soldados com uniformes norte-americanos” (insinuando que pode ser farsa produzida pelo inimigo); que “o tipo de capacete e a arma” “parecem indicar que se trata de um grupo de franco-atiradores”; que os mortos são apresentados "como insurgentes”; “que a cena parece ser um ato isolado”; que os EUA/OTAN são meros “aliados do governo de Cabul”, que os próprios talibãs minimizaram o fato dizendo que o vídeo não prejudicará as conversações de paz; que apenas “parece” filmado “durante operação no Afeganistão”; que a justiça militar norte-americana tem nobres princípios e pune com rigor atos dessa natureza”; e outras invenções ou tergiversações eufêmicas.

Desculpem-nos os leitores. Sei que este alerta do blog é dispensável. O brasileiro já está muito escolado ao ler todos os dias, há nove anos, a nossa “grande” mídia, que, da mesma maneira, protege a direita (o PSDB/DEM/PPS), com camuflagens, distorções, omissões e atenuações nas entrelinhas, nas notícias de crimes demotucanos.

Vejamos o texto da AFP]:

“Os talibãs denunciaram na quinta-feira (12) como "ato de barbárie" um vídeo no qual quatro soldados 'com uniformes norte-americanos' urinam sobre três cadáveres 'apresentados como insurgentes talibãs'. [OBS deste blog ‘democracia&política’: os EUA e OTAN classificam como “insurgentes” os patriotas afegãos que combatem contra a invasão militar estrangeira do seu país].

"Nos últimos 10 anos, aconteceram centenas de atos similares que não foram revelados", afirmou à [agência francesa de notícias] AFP Zabihullah Mujahed, porta-voz dos talibãs, que lutam há 10 anos contra o governo de Cabul e seus aliados da força da OTAN, dirigida pelos Estados Unidos.

No entanto, o porta-voz talibã afirmou que os atos vistos no vídeo 'não vão afetar' os esforços para as duas partes manterem conversações de paz. "Este não é um processo político. Portanto, o vídeo não vai prejudicar nossas conversações e troca de prisioneiros porque elas estão num estágio preliminar", disse o porta-voz Zabihullah Mujahid.

"Estamos na fase inicial (do diálogo) no Catar. Neste momento, se trata apenas de troca de prisioneiros (de Guantânamo). Não acredito que esse novo problema afete as negociações com os Estados Unidos", afirmou o porta-voz Zabiullah Mujahid.

Na quarta-feira (11), o corpo de infantaria da Marinha dos Estados Unidos anunciou ter iniciado investigação sobre o vídeo amador divulgado na internet e, 'ao que parece', filmado durante operação no Afeganistão.

Nas imagens, 'aparecem' quatro homens 'com uniformes militares norte-americanos' que urinam sobre três cadáveres ensanguentados, conscientes de que outra pessoa está filmando. Também é possível ouvir um deles dizendo "tenha um bom-dia companheiro" para o corpo sobre o qual urina.

Esse tipo de comportamento é 'punido pelo código de justiça militar', afirmou uma fonte militar em Washington. De acordo com a mesma fonte, 'o tipo de capacete e a arma de um dos homens parecem indicar', caso 'a autenticidade' do vídeo seja confirmada, que 'se trata de um grupo de franco-atiradores'.

As imagens do que 'parece ser um ato isolado' podem fazer o mundo muçulmano recordar do escândalo de Abu Ghraib em 2004, quando imagens de prisioneiros iraquianos humilhados por militares norte-americanos deram a volta ao mundo.

Segundo o Conselho para as Relações Americana-Islâmicas, principal associação muçulmana norte-americana, 'as imagens colocam em risco outros soldados e civis afegãos'.

Nos últimos anos, vários casos similares de 'suposta' profanação por soldados ('boatos' de exemplares do Corão jogados no vaso sanitário, por exemplo) ou por jornais ocidentais (caricaturas de Maomé) provocaram revolta no Afeganistão e manifestações violentas que provocaram mortes.”

Vídeo:



FONTE: portal “Vermelho” com informações da agência francesa de notícias AFP  (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=173078&id_secao=9). Vídeo obtido no blog “Tijolaço” (http://www.tijolaco.com/supostamente-monstros-supostamente-vis/) [Observação inicial entre colchetes e aspas adicionadas por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: