quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

BRASIL PRECISA REVER PAPEL DO ESTADO PARA SER 4ª ECONOMIA

Exemplo de desigualdade no Brasil

Marcio Pochmann, presidente do ‘Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada’ (IPEA), lembra que parte da população brasileira ainda está submetida a condições de vida e de trabalho que são de simples sobrevivência.

"O Estado brasileiro não tem um padrão de funcionamento, devemos fazer um destaque à sua insuficiência e, de certa maneira, à ineficiência de políticas públicas em determinados aspectos".

A posição é de Marcio Pochmann, presidente do ‘Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada’ (IPEA), exposta durante apresentação do estudo "A presença do Estado no Brasil", na terça-feira (10), na capital paulista. Longe de criticar a presença e a intervenção do Estado, o que o estudo sugere é um desafio de ações mais efetivas no combate a desigualdades e ao subdesenvolvimento que persiste no país, apesar do avanço econômico.

Em novembro e dezembro de 2011, diferentes institutos privados internacionais divulgaram estudos apontando que o Brasil passou o Reino Unido como sexto maior Produto Interno Bruto (PIB) do mundo – a soma das riquezas produzidas durante um ano por um país. A crise do país europeu e o crescimento brasileiro, apesar das instabilidades externas, provocou o cenário favorável, mas não significa que as mazelas sociais foram superadas.

Pela projeção do IPEA, até o final da década, o país deve passar, também, a França, na quinta posição, e a Alemanha, atualmente quarta colocada. Apesar disso, o Brasil ainda convive com situações de subdesenvolvimento. Pochmann afirma que essa questão não está superada por haver, ainda, uma parcela grande da população em situação de miséria. De acordo com o Censo 2010 do ‘Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística’ (IBGE), 16,2 milhões de brasileiros viviam em famílias com renda mensal inferior a R$ 70 por pessoa.

"É importante observar a trajetória ascendente do Brasil dentro de um contexto em que o Estado, certamente, continuará sendo muito importante, não apenas no enfrentamento das mazelas que nos acompanham, mas no contexto internacional, de uma economia global e uma sociedade do conhecimento", destacou o presidente do IPEA.

DESIGUALDADE REGIONAL

Para Pochmann, existem políticas voltadas a compensar desigualdades regionais, favorecendo áreas pobres ou desprovidas de recursos adequados. Outras mostram o contrário: locais mais ricos recebem mais verbas. "Não estou defendendo um Estado só para pobres. O que destaco é aquele padrão de Estado em que se oferece para determinadas regiões que são mais ricas, porque isso não pode ser universalizado e homogeneizado", pontua o presidente do IPEA.

Um dos grandes destaques do estudo são as políticas de assistência social, como o “Bolsa Família”. Do total de repasses do programa, 51,1% dos recursos vão para o Nordeste, ainda que a população da região represente 28% do total de habitantes do país. Ao mesmo tempo, o Sudeste, que possui 42,2% dos brasileiros, recebe 24,7% do orçamento anual do projeto.

A distribuição dos recursos do governo federal, segundo Pochmann, não é homogênea porque atende às necessidades locais com o objetivo de reequilibrar as diferenças regionais. "Nesse exemplo, o Estado coloca mais recursos na proporção inversa ao tamanho da população porque ali existem mais pobres", afirmou.

O mesmo tipo de mecanismo verifica-se em benefícios previdenciários, que têm ajudado a reduzir as desigualdades regionais. Mas esse tipo de ação, segundo o economista, não substitui investimentos em áreas como saúde e educação em regiões menos assistidas.

A educação é um dos setores em que a disparidade se manifesta entre unidades da federação. O Distrito Federal, por exemplo, tem 68% dos jovens matriculados no ensino médio da rede pública. Na outra ponta da lista, o índice mais baixo de matrículas está em Rondônia, onde apenas 31,6% da população de 15 a 17 anos possuem frequência escolar durante o ano letivo.

Também há diferenças no nível de qualificação dos professores pelo Brasil. Segundo Pochmann, enquanto no Norte 51% dos professores de ensino fundamental têm formação superior, no Sul esse percentual é de 82%.

Na saúde, os resultados sinalizam distância representativa entre o número de médicos por habitantes nas diferentes regiões do Brasil. Enquanto nas regiões Sul e Sudeste há 3,7 médicos por mil habitantes, na região Norte o número cai para 1,9 médico por mil habitantes.

Esse tipo de situação é grave porque tende a reforçar e a preservar as desigualdades, em vez de combatê-las.”

FONTE: site “Brasil de Fato! Transcrito no portal “Vermelho”  (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=172965&id_secao=2) [imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

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